sábado, 30 de junho de 2018

Que opção de graduação devo escolher?




Mais popular entre as modalidades, o bacharelado corresponde à maior fatia dos ingressantes nas universidades – o equivalente a 61,5%, segundo o Censo da Educação Superior de 2016, realizado pelo MEC. A licenciatura, de acordo com o Censo, teve maior aumento no número de alunos nos últimos anos – 12,8%. E como terceira possibilidade de educação superior no país, a graduação tecnológica já é responsável por 17,8% das matrículas. 

Os cursos de bacharelado, em sua maioria, duram de 4 a 6 anos e são voltados para uma formação mais generalista. As licenciaturas são focadas na formação de educadores, ou seja, é indicado para as pessoas que desejam ser professores. E os cursos superiores tecnólogos geralmente possuem uma duração mais rápida e contam com o foco na prática profissional. A duração é, em média, de 2 a 3 anos. 

Confira mais algumas informações sobre as graduações: 

Bacharelado – É o tipo de curso mais tradicional de graduação e corresponde a cerca de 60% de todos os cursos oferecidos no país. O bacharelado é ideal para quem quer seguir carreira no mercado de trabalho, atuando em empresas ou por conta própria. 

Bacharelado mais procurado: Direito

Licenciatura – Se o seu sonho é dar aula pode optar por cursar uma licenciatura em um campo específico do conhecimento ou fazer um cursos de Pedagogia. As licenciaturas correspondem a cerca de 20% de todos os cursos de graduação. 

Licenciatura mais procurada: Pedagogia

Tecnológico - Com uma duração mais curta, os cursos tecnológicos formam o aluno para o exercício de atividades específicas. É ideal para quem procura uma inserção rápida no mercado de trabalho. 

Tecnológico mais procurado: Análise e Desenvolvimento de Sistemas 
Fonte: Bárbara Maria - Ascom EMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.