terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Como usar as redes sociais na revisão para o vestibular

WhatsApp e Facebook Messenger podem se converter em poderosas ferramentas para interação com colegas nos estudos – mas sempre devem ser utilizadas com moderação
 
Enem, primeira fase, vestibular, segunda fase, redação, revisão. Os dias atuais estão repletos desses temas e, cada vez mais, os estudantes têm uma certeza: chegou a reta final. Os dias que antecedem as provas são preenchidos, geralmente, com os estudos voltados à revisão dos conteúdos que foram passados no decorrer do ano. Em tempos de muita tecnologia, nada melhor que utilizar esses recursos digitais e mobile para aprimorar seus estudos, principalmente otimizando seu tempo nessas horas de revisão.
Aqui listamos algumas ideias para você colocar em prática.

Na tela do zap

Prática cada vez mais frequente – e estimulada –, a formação de grupos de WhatsApp funciona como uma forma ampliada de aplicação do estudo em grupo. Da mesma maneira que, para alguns estudantes, a interação entre colegas na hora de estudar opera de forma bastante eficiente, a única diferença é que, agora, as distâncias podem ser rompidas pelo digital.A proposta é a criação de um grupo no WhatsApp específico para os estudos. A delimitação de temas pode ser bastante proveitosa para o direcionamento dos conteúdos. Por exemplo: Grupo de Dúvidas para o Enem 2017.

Em tempo real

Quando se é vestibulando, no seu horário de estudos é bem provável que outras pessoas também estejam fazendo a mesma atividade.Nesse momento, um exercício mais complicado, alguma dúvida pontual ou mesmo alguma sacada que o estudante tenha percebido podem ser compartilhadas.A tendência é que o grupo interaja em tempo real e, assim, enriqueça os estudos com a ajuda de ferramentas digitais.Em alguns casos, dependendo do relacionamento entre alunos e professores, ou professores particulares, se for o caso, a sugestão é que até o docente também faça parte do grupo.Nesse caso, por exemplo, o mestre pode estipular alguns horários específicos para sua interação.A vantagem do WhatsApp é a possibilidade de envio de fotografias, áudio e vídeo.

Facebook e aprendizado

Em outras redes sociais, como é o caso do Facebook, a interação para revisão e dúvidas de conteúdo também pode acontecer.As propostas podem ser definidas desde a criação, também, de grupos sobre determinados temas, que receberiam apenas postagens e mensagens desse assunto.Outra hipótese está em participar de páginas específicas sobre esses assuntos, estudos, tira-dúvidas, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.