quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Como ajudar um estudante no período pré-vestibular

Um dos momentos mais importantes e estressantes da vida de um estudante - ou de qualquer pessoas que está buscando iniciar uma graduação - é o vestibular. Nessa hora, além de estudar, o apoio da família e dos amigos é fundamental para um bom desempenho na hora da prova. Confira algumas dicas de como ajudar um estudante no período pré-vestibular.
Antes de mais nada, lembre-se de que esse é um momento de muita pressão. Em geral, prestamos o vestibular em uma idade jovem e, além das próprias expectativas, existe a expectativa dos professores, da própria sociedade e dos pais. Tente não pressionar ou cobrar excessivamente nessa hora, pense que o vestibulando sabe o quão importante isso é e está fazendo o possível para se sair bem.
É comum que nesse momento surjam dúvidas e receios. A escolha da profissão pode parecer definitiva e isso faz com que algumas pessoas fiquem inseguras. Busque ouvir e mostrar que você está participando do processo junto, dando apoio. Não tente impor sugestões ou conselhos, essa é uma hora para, principalmente, escutar o que o outro tem a dizer.
Incentivar é importante e ajuda em muito na autoestima. Preste atenção naquilo que o estudante é melhor e elogie sempre que possível. Outra atitude bacana é demonstrar interesse sobre o que ele está estudando e transmitir mensagens positivas. Saber que alguém torce e acredita em nós auxilia no momento de se empenhar mais.
As pessoas demonstram ansiedade e nervosismo dos mais diferentes jeitos. Alguns ficam mais recolhidos e outros sentem a necessidade de conversar. Respeite o espaço de quem está estudando e mostre que você está ali caso ele precise. A fase pré-vestibular é intensa, porém, como toda fase, ela chega ao fim, basta ter paciência e compreensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.