terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Saiba como planejar seu estágio para 2018

 
O ano está acabando e pode ser uma boa hora para pensar em iniciar um programa de estágio na carreira de seus sonhos

Você já sabe que o estágio é uma valiosa experiência que combina vantagens acadêmicas e profissionais. Com o fim do ano se aproximando, talvez seja um bom momento para começar a considerar um estágio e tentar conseguir uma vaga. Não se engane: o mercado pode ser bastante competitivo. Assim, todo preparo é importante. Confira algumas dicas para planejar seu estágio para 2018. Boa sorte!

Prepare e atualize o seu currículo

Essa já é uma dica clássica, mas nunca é demais reforçar. Um currículo com boa apresentação e informações relevantes e atualizadas é basicamente obrigatório para pleitear qualquer boa vaga de estágio. Mesmo que você não possua larga experiência profissional (o que é normalmente o caso para estudantes), valorize aspectos da sua formação e atividades que você realizou que possuam conexão com a vaga pretendida.

Pesquise exaustivamente

Vagas de estágio normalmente são repassadas para divulgação pelas próprias instituições de ensino, mas nem sempre isso acontece. Esteja sempre de olho nos mais diversos agregadores de vagas, como sites de emprego, que muitas vezes compilam também ofertas de estágio.
Não deixe de consultar seus docentes. Os professores podem ter contatos valiosos dentro de empresas concedentes e serão de grande auxílio. Caso o seu estágio seja curricular ou obrigatório, conte com o apoio de seu orientador.

Consulte sua IES

Um passo determinante que, muitas vezes, é deixado de lado é a consulta à instituição de ensino superior. A sua faculdade ou universidade pode, por exemplo, desenvolver uma parceria com empresas, o que permite que divulgue vagas e facilite a interação com o recrutamento. Ainda mais importante é estar por dentro da legislação aplicada no processo e dos trâmites necessários para a regularização do estágio.
A Lei Federal nº 11.788 de 2008, que rege a questão, é bastante rígida para proteger o estudante. Sendo assim, não perca tempo e fique por dentro de todas as etapas necessárias, até mesmo para eventualmente informar melhor a empresa concedente do estágio. Certamente causará uma boa impressão em seus supervisores o fato de você estar atualizado e informado.

Leve a sua formação em conta

Na hora de buscar vagas para o seu estágio e, efetivamente, planejá-lo, não deixe de levar em consideração a sua área de formação. Uma posição que não tenha nenhuma relação com o que você cursa não trará contribuições para o ensino – um dos pilares da realização do estágio, em primeiro lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.