quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Dicas para aproveitar melhor os conteúdos expostos na sala de aula

Mais atenção, disciplina e boas anotações podem aliviar bastante o volume de conteúdos para estudar em casa. Assimile as matérias de forma mais inteligente



Em tempos de tanta modernidade, conexões e dispositivos eletrônicos, é importante deixar claro que, pelo menos até o momento, ainda não há um recurso que tenha substituído a sala de aula no processo de ensino. Os cursos presenciais, dentro do ambiente estudantil, com um professor que transmite ou faz a mediação da discussão de conteúdos é o formato utilizado na grande maioria das instituições brasileiras. 
Ou seja, mesmo que, pelo seu dia a dia, você não tenha tanta facilidade, ou mesmo disposição, para acompanhar esses processos, é importante incorporar à sua rotina algumas práticas que possam fortalecer seus vínculos com o aprendizado em sala de aula. Reunimos abaixo algumas dicas para seus estudos. Algumas delas podem parecer um tanto óbvias, mas acredite, estar com esses pontos em dia pode ser um up para sua capacidade de assimilar as informações na classe – e otimizar seu tempo de estudo e lazer em casa.

Estou dormindo o suficiente?
Esse questionamento serve para os períodos diurno, vespertino ou noturno. É fundamental estar com o sono em dia para encarar qualquer tipo de conteúdo em sala de aula. Se for o caso, comece as mudanças dentro de casa, estabelecendo um horário de descanso que possibilite o número de horas de sono ideal para seu bem estar. Faça o teste!

Tenho hábito de leitura?

Acredite: ler é um excelente remédio para aprimorar sua capacidade de concentração e, assim, influenciar positivamente na hora dos estudos.E aqui não estamos falando somente dos conteúdos em sala de aula. Aproveite os momentos mais relaxados em casa para abrir e acompanhar as histórias de um bom livro de sua preferência. É claro, tudo em seu tempo, para uma rotina não atrapalhar a outra.

Está anotando?

Apesar de uma tendência digital cada vez mais crescente, o bom e velho rabisco no papel ainda não saiu de moda na hora de assimilar conteúdos.Mesmo que seja um material apostilado, tenha um caderno por perto para complementar com as falas do professor. O material anotado para uma posterior consulta passa a ser um conteúdo poderoso na hora de estudar.Aliás, se você gosta de aproveitar as tecnologias digitais, busque aplicativos que possibilitam fazer esses rabiscos de maneira virtual, como é o caso do Evernote e do Google Keep.

Para plugar nos estudos, desplugue-se
Já parou para pensar se o uso das redes sociais, da internet e do telefone celular não estão interferindo demais na hora dos seus estudos?Se sim, fique tranquilo, isso não é um sintoma exclusivo seu. Tempos modernos e conectados estão, cada vez mais, tirando a atenção e o foco das pessoas para diversas tarefas.Uma dica que pode ser útil é, quando o assunto for educação, ao menos em sala de aula, tente se desplugar de tecnologias e de assuntos que estejam relacionados a esses recursos. Estipule momentos e horários de intervalo para a checagem rápida no WhatsApp e nas mensagens na rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.