terça-feira, 28 de novembro de 2017

4 comportamentos que você não deve ter no estágio


Você batalhou e conseguiu um estágio na empresa que queria, mas não se acomode. Veja essa lista de comportamentos inadequados para evitar em um estágio

A oportunidade de fazer um estágio pode ser fundamental para o seu futuro profissional. Além disso, tem a oportunidade para validar sua escolha de carreira, pois, é no estágio que, pela primeira vez, o estudante deixa os bancos da faculdade e tem conhecimento da realidade no mercado de trabalho.No entanto, como toda experiência profissional, existem alguns riscos no desempenho da atividade – se por um lado, ao término do período, você tem a chance de ser contratado, outras vezes, as situações podem fazer com que tenha de deixar o posto. Apesar de muitos desses fatores estarem ligados a decisões de superiores, política da empresa ou pressão econômica, outros tantos podem ser prevenidos na sua atividade diária. Pensando nesse último caso, listamos 4 comportamentos que você não deve ter no estágio.

 1. Estágio não é brincadeira

Estagiar é uma chance legal na sua trajetória estudantil. É uma conquista e, geralmente, vem acompanhada de uma bolsa-auxílio. Você tem o direito de comemorar. No entanto, uma vez na atividade, é importante ter noção de que o clima descontraído dos bancos da universidade estão um pouco distantes da rotina agora profissional. Não é preciso ficar no estágio como se estivesse em um velório ou em uma rotina militar. Porém, é preciso ter bom senso, respeitar as normas, vestimentas e horários determinados. 

2. Não seja o “sabe tudo”

É muito importante que o estagiário receba um tratamento adequado, de acordo com as atividades previstas no contrato de estágio e que seja respeitado.Por outro lado, é importante que você tenha uma conduta de abertura ao aprendizado. Sempre pergunte, questione e demonstre interesse nas atividades desenvolvidas no trabalho.Não tome atitudes ou desempenhe tarefas sem antes perguntar ou ter conhecimento desses processos.Contudo, se mesmo assim o fizer e cometer algum erro, não se esquive das responsabilidades. No dia a dia da vida profissional é fundamental reconhecer e aprender com as falhas – seus superiores vão aprovar também.

3. Não seja desorganizado com o tempo e atividades

Os programas de estágio, quase sempre, são estipulados em carga horária e conteúdo para que o estudante consiga se dedicar tanto à experiência profissional quanto aos estudos.Mesmo assim, é importante ter a noção de que o volume de atividades geralmente é bastante grande.Por isso, seja rigoroso na organização de sua vida acadêmica em relação ao estágio. Nunca misture as coisas: não faça trabalhos da faculdade no estágio ou leve funções do trabalho para os bancos da escola.

4. Não durma no ponto

Apesar de ser apenas uma etapa inicial em sua carreira, o programa de estágio, para muitas pessoas, foi a porta de entrada para o primeiro emprego – alguns têm, inclusive, a oportunidade de crescer e muito na empresa.Por isso, não passe o período de estagiário literalmente dormindo no ponto, como se estivesse apenas cumprindo uma jornada de horários. Preste atenção ao seu redor, desenvolva habilidades e tente entender em qual área você mais se interessa.Conheça pessoas inspiradoras e, se for o caso, não esconda o interesse em ser contrato futuramente pela organização.
 Fonte: Shutterstock

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.