segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Qual a diferença entre Enem e Vestibular?

Saiba aqui como funciona os dois

Esperado e temido por muitos estudantes, o Enem e Vestibular, podem significar a porta de entrada na faculdade dos sonhos, o diploma de nível superior, um futuro melhor e uma carreira brilhante.🎓✍️🎒🤓📙😂👩‍🎓👨‍🎓

Porém, muitos estudantes ficam na dúvida de qual é a diferença entre os dois. O Enem e o Vestibular têm muita coisa em comum, como por exemplo: os dois avaliam o que o estudante aprendeu nos três anos do ensino médio. Vale lembrar que essas duas provas necessitam de preparo e muito estudo. Isso mesmo! 


Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)

O que é:  a prova funciona como avaliação dos três anos do ensino médio.

Como funciona: no Exame são avaliadas quatro áreas do conhecimento em provas objetivas: a Matemática, Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, além da Redação.

Para que serve: a princípio foi criado para avaliar a qualidade do ensino médio. Hoje serve também para participar de vários programas como PROUNI, SISU e FIES, em algumas faculdades, pode complementar ou até mesmo substituir o Vestibular.

-Concorrência: o Enem não tem uma concorrência, pois todos que participam recebem uma nota de acordo com seu desempenho. Essa nota pode ser usada para entrar em programas de acesso ao ensino superior. Sendo assim, dependendo do programa, você pode precisar ser melhor do que outros candidatos para conseguir uma vaga.

Vestibular

O que é:  processo seletivo para entrar em universidades públicas ou privadas.

Como funciona:  tem variações de acordo com a universidade, com questões objetivas, podendo ou não ter questões discursivas e prova de redação. Existem vestibulares que acontecem em duas fases: os candidatos que passam na primeira fase podem concorrer às vagas disponíveis nas provas da segunda fase.

Para que serve: para os estudantes ingressarem em universidade pública ou privada.

Concorrência:  os candidatos fazem a prova e concorrem entre si por uma vaga no mesmo curso, turno e universidade. Na classificação as maiores notas preenchem quantidade de vagas disponíveis.
Agora que você aprendeu a diferença entre as duas, você sabia que é possível ingressar na faculdade dos seus sonhos pagando apenas 30% da mensalidade? Isso porquê programas de incentivo à educação como o Educa Mais Brasil, concede bolsas a estudantes que não tem condições de pagar uma mensalidade integral. Acesse www.educamaisbrasil.com.br e faça sua inscrição agora mesmo!

Ascom – Educa Mais Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.