sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Tire suas dúvidas sobre o curso de Matemática em 7 perguntas e respostas

Se você é apaixonado (a) por cálculos, gosta de fazer contas e tem facilidade na área de exatas, cursar uma graduação em Matemática, bacharelado ou licenciatura, pode ser uma excelente opção. Para os seus adeptos, essa ciência é apaixonante, possui diversas aplicações no cotidiano, instiga a utilizar o raciocínio lógico e a criatividade na hora de resolver problemas.
Para realizar um curso superior em Matemática, é necessário não somente resolver um problema, mas também ter curiosidade científica, compreender e explicar o porquê das fórmulas e dos resultados, mediante desenvoltura com atividades envolvendo raciocínio lógico e abstração.


Confira abaixo 7 perguntas e respostas para ajudar você a tirar dúvidas sobre o curso:


1 - Qual o perfil dos alunos de Matemática? Que características, em geral, eles têm?
É de alguém que gosta de resolver problemas, entende todos os mecanismos e técnicas envolvidas, compreende os conceitos, analisa a aplicabilidade e generalização dos mesmos. São estudantes que organizam e analisam informações facilmente e, a partir delas, constroem argumentações lógicas.


2 - Quais as maiores dificuldades encontradas pelos estudantes, sobretudo pelos ingressantes?
A maior dificuldade recai na falta de conhecimento prévio de Matemática. Outra dificuldade é que os estudantes ingressam habituados em resolver problemas de Matemática apenas aplicando cálculos e apresentam muita dificuldade em organizar, expressar e justificar suas ideias com base em conceitos e propriedades. E aqueles estudantes que trabalham sofrem com a falta de tempo para dedicar-se aos estudos.


3 - Como está estruturado o curso?
São dois tipos de curso (titulações): a licenciatura (que prepara o professor) e o bacharelado. O currículo da licenciatura tem uma carga maior de disciplinas pedagógicas e da área de humanas, além do estágio em escolas, enquanto o bacharelado possui ênfase maior nas disciplinas específicas de matemática.


4 - Quais as principais disciplinas básicas?
Introdução à Teoria dos Números; Vetores e Geometria Analítica; Geometria Analítica e Cálculo Diferencial e Integral.


5 - E as disciplinas específicas?
A tríade Geometria Euclidiana, Estruturas Algébricas I e Análise na Reta constitui o alicerce da Matemática. Nela, muitos truques matemáticos, dados como mirabolantes até o ingresso no ensino superior, passam a ser compreendidos.


6 - Há atividades práticas? Como elas são?
Há uma gama de situações de aplicações do conhecimento matemático. Por exemplo, o estágio supervisionado (em escolas de educação básica) dos cursos de licenciatura e atividades de extensão. No Bacharelado, tais atividades não são obrigatórias, contudo alguns alunos participam de cursos e atividades de extensão.


7 - Quais as áreas de atuação da maioria dos egressos?
Os licenciados atuam no ensino de Matemática na Educação Básica, especificamente no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, além de escolas técnicas e na educação de jovens e adultos. Outra opção de carreira é a continuação dos estudos na pós-graduação (como no mestrado em Ensino Profissional, Ensino de Matemática e Educação Matemática). Já, excepcionalmente, o bacharel aproveita sua formação para entrar em outros setores do mercado de trabalho, como o financeiro e o de serviços (logística, computação, informática). Muitos egressos ocupam destacadas posições nas mais diferentes instituições de ensino superior, de pesquisa e, eventualmente, em indústrias.

Agora que não há mais dúvidas, é possível realizar o seu sonho de cursar uma Graduação em Matemática com a ajuda do Educa Mais Brasil, que oferece bolsas de estudo de até 70% de desconto em diversas instituições de ensino em todo o país. Programe-se, faça a inscrição gratuita no site www.educamaisbrasil.com.br e em seguida efetue o vestibular na instituição escolhida. Venha com a gente!






Referência Bibliográfica: Guia do Estudante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.