quarta-feira, 26 de julho de 2017

Saiba como funciona o ensino superior no Brasil

O acesso à educação superior no Brasil tem crescido consideravelmente nos últimos anos, atingindo a marca de mais de 7 milhões de estudantes matriculados, de acordo com o Censo da Educação Superior, divulgado pelo Ministério da Educação, em 2013.

Cada vez mais estudantes estão concluindo o ensino médio e buscando uma graduação. Paralelo a isso, o dinamismo e exigência do mercado de trabalho tem pedido profissionais especializados e qualificados, sendo esse um dos motivos que tem levado os brasileiros a buscar um diploma universitário.

Apesar de reconhecer a necessidade de obter aptidões especializadas para a construção de uma carreira estável, alguns estudantes saem da escola sem saber como funciona o ensino superior.

Oferecido por universidades, faculdades, centros universitários, institutos superiores e centros de educação tecnológica, e sendo ofertado nas modalidades presencial e a distancia (EAD), o ensino superior no Brasil é representado da seguinte forma:


Graduação
São três os tipos de graduação, sendo elas, bacharelado, licenciatura e formação tecnológica. Com o grau de bacharelado o profissional tem competência para atuar na sua área de formação, com a licenciatura ele está habilitado para dar aulas, já a formação tecnológica é muito mais específica, centralizada e de conteúdo e duração menor.


Pós- Graduação
Os cursos de pós-graduação são divididos entre lato sensu, que são as especializações e MBAs e strictu sensu, referente aos cursos de mestrados e doutorados.

O que também tem fomentado esse crescimento educacional são os programas de incentivo a educação como Prouni, Fies e Pronatec, criados pelo governo federal, bem como os de iniciativa privada como o Educa Mais Brasil, que é consolidado como o maior programa de inclusão educacional do país.  


Ascom – Educa Mais Brasil

2 comentários:

  1. Olá,é possível usufruir das bolsas do educa mais brasil no segundo ano de graduação?

    ResponderExcluir
  2. Disponibilizamos bolsas para candidatos matriculados e/ou cursando o ensino superior.
    Para concorrer a bolsas o candidato deve estar afastado por no mínimo 06 meses do curso superior e a inscrição deve ser realizada para faculdades onde nunca estudou.
    Caso precise de mais informações basta entrar em contato. Abraço!

    ResponderExcluir

Contribua deixando seu comentário.