sexta-feira, 21 de julho de 2017

Existe idade certa para fazer o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio - Enem é uma das provas mais importantes para medir conhecimentos e dar acesso ao ingresso à educação superior no Brasil. E não é estipulada uma idade que impeça o candidato de fazer o exame, basta fazer a inscrição.

Os estudantes do primeiro e segundo ano do Ensino Médio podem fazer as provas como maneira de testar os estudos e entender como funciona na prática o exame. A diferença principal é que, como o aluno não terminou com a sua grade estudantil, não poderá usar o resultado do Enem para entrar no Ensino Superior.
Os idosos também podem fazer o Enem e contam como o apoio da organização do exame, caso precisem de auxilio especifico no dia da prova, como por exemplo: dificuldade de visão, locomoção e entre outros.

Já para quem tem interesse para o Ensino Superior, o Enem pode ser usado também como porta de entrada pelos seguintes programas:

 

- Sistema de Seleção Unificada - Sisu: a nota do Enem serve para classificar candidatos a uma vaga para as universidades públicas, sem que ele precise fazer o vestibular tradicional.

 

- Programa Universidade para Todos - Prouni: a nota da prova permite o candidato se inscrever para bolsas parciais e integrais em universidades privadas.

 

Educa Mais Brasil: É possível ter acesso a descontos de bolsas de estudo de até 70% nas mensalidades.

 

-Fundo de Financiamento Estudantil - Fies: com uma boa nota do exame, é possível solicitar financiamento estudantil a juros baixos.


Existem muitas universidades públicas que aceitam a nota do Enem como processo seletivo ou como pelo menos parte de uma das fases. Além de algumas faculdades privadas também aceitarem o desempenho do exame para selecionar alunos, sendo possível apresentar a nota, fazer a matrícula, sem precisar passar pelo vestibular. Saiba algumas das instituições privadas reconhecidas pelo MEC que aceitam o Enem como forma de ingresso direto e que são parceiras de um dos programas citados acima, o Educa Mais Brasil.

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) 
Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) 
Universidade de Franca (UNIFRAN) 
Universidade Estácio de Sá


Ascom – Educa Mais Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.