segunda-feira, 24 de julho de 2017

Estude atualidades para o Enem e tenha um melhor desempenho na prova

Como dizia o filósofo inglês, Francis Bacon, “conhecimento é poder” e, para manter um desempenho satisfatório nos estudos é preciso ficar ligado não somente em assuntos específicos, como também no que acontece no Brasil e no mundo. Com o Enem não é diferente, as atualidades englobam todas as áreas de conhecimento da prova e, principalmente, a redação. 

Quem vai realizar a prova Enem 2017 não pode ter um aprendizado superficial sobre determinado assunto, é importante se aprofundar sobre os principais acontecimentos, para ser capaz de debater, expor o seu ponto de vista e ter domínio argumentativo.

Embora estudar atualidades não seja uma das tarefas mais difíceis a se realizar na preparação para a prova Enem, é importante saber como estudá-las para ficar mais tranquilo na hora de escrever a redação.


Como estudar atualidades para o Enem?

O edital do Enem não especifica fontes ou temas para que os candidatos possam se embasar durante os estudos, então, siga essas orientações básicas e veja como é simples.

• Fique atento ao conteúdo dos jornais e revistas, se possível, assista aos principais telejornais locais e nacionais;       

• A internet pode ser um bom aliado, pesquisar sites, blogs e vídeos também é interessante. Quanto maior for o leque de fontes confiáveis melhor, navegue por diversos sites, não fique preso a apenas um veículo de comunicação; 
       
• Participe de debates e grupos de discursão no colégio, cursinho, etc;  
           
• Procure estar por dentro dos temas controversos. São aqueles que estão na mídia e, geralmente, divide a opinião das pessoas.


Não cometa esses erros:            

Posicionamento político extremo. Ter uma visão crítica e analítica é fundamental. Não há problemas em ter suas ideologias, mas é preciso cuidado para não extrapolar e deixar transparecer suas escolhas pessoais;  

• Por falar em opiniões pessoais, esse não é um espaço para expressá-las, elas não servem como argumento. É importante fundamentar a sua posição sobre o tema, mostrando que você é capaz de entender e debater em torno da ideia principal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.