sexta-feira, 28 de julho de 2017

Estudar nas férias realmente faz diferença? Sim! Mas é preciso equilíbrio

Muitos estudantes aproveitam o período de pausa no ano letivo para retomar os estudos e começar a se preparar para o vestibular. Mas será que estudar nas férias realmente faz diferença? Sim, mas é preciso equilíbrio. Só estudar sem descanso pode ser prejudicial!
A ideia de estudar nesse momento é adiantar conteúdos e aproveitar que preocupações como avaliações e trabalhos ainda não voltaram. A primeira dica é começar pelo o que você tem mais facilidade e consegue memorizar melhor. Isso ajuda na hora de se motivar, dando a sensação de que os estudos estão rendendo.
Organize a sua rotina. Estudar o dia todo, apesar de parecer uma forma de se preparar mais, pode ter o efeito contrário. Lembre-se de que você terá um ano muito focado nos estudos e que a intensidade dos mesmos só vai aumentar, então, saiba organizar seus horários de forma que seja possível adiantar matérias, mas sem sobrecarregar.
Você pode até ser uma pessoa matutina, mas nas férias evite acordar muito cedo. Deixe as manhãs para descansar ao máximo, proporcionando à sua mente o maior descanso possível. Além de ajudar na memória, uma boa noite de sono colabora também com a agilidade. Acredite, esse período de “inatividade” fará toda a diferença depois.
Aproveite o tempo livre para assistir alguns filmes e começar a leitura dos livros que normalmente são pedidos no vestibular. Além de ser uma forma mais leve de estudo, um filme pode ajudar você a compreender melhor algum momento histórico, por exemplo, que você não havia entendido antes.
Não se esqueça de que, apesar dos seus objetivos, esse é um momento para relaxar também e não há nada de errado em aproveitá-lo. Todo o descanso proporcionado pelas férias fará diferença na hora que a rotina ficar mais puxada e você vai agradecer por ter reduzido um pouco o ritmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.