quarta-feira, 19 de julho de 2017

Enem 2017 terá videoprovas em libras para candidatos com deficiência auditiva

Nesta edição do Enem 2017 serão aplicadas, pela primeira vez, videoprovas traduzidas na linguagem brasileira de sinais para candidatos com deficiência auditiva. Além deste recurso, eles também terão acesso a Tradutor-Intérprete de Libras, Leitura Labial e também receberão o caderno físico de questões.

De acordo com o MEC, quase 52 mil participantes solicitaram Atendimento Especializado para o Enem. Desse total, 4.957 são deficientes auditivos e 2.184 são surdos. Além do recurso das videoprovas, o candidato tinha a opção de escolher no momento da inscrição, um Tradutor-Intérprete de Libras, que teve 1.489 solicitações, e também o recurso de Leitura Labial, selecionado por 1000 pessoas.


Como será cada auxílio:

- Para quem escolheu a opção videoprova traduzida em Libras o exame será em uma sala com até 20 pessoas;

- Já o auxílio de tradutor-intérprete de Libras, não há tradução integral da prova, apenas orientações gerais e esclarecimento de dúvidas específicas da língua portuguesa escrita. Em cada sala, pode haver até seis pessoas, com dois tradutores;

- No recurso de leitura labial, o profissional usa técnicas de interpretação e de leitura dos movimentos labiais. Em cada sala, haverá também dois profissionais para até seis candidatos.

O candidato pode acessar o simulado elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com auxílio de professores, pesquisadores e especialistas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), e outras instituições.


Enem 2017

A prova Enem deste ano será realizada em dois domingos seguidos, nos dias 5 e 12 de novembro: no primeiro domingo, dia 5, serão aplicados os exames de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, com o tempo de realização de 5 horas e 30 minutos. No segundo dia, 12, os candidatos terão que resolver as questões das provas de Matemática e Ciências da Natureza, com o tempo de duração de 4 horas e 30 minutos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.