segunda-feira, 3 de julho de 2017

Divulgadas as datas do exame que substitui o Enem para certificar o ensino médio

Confira o cronograma do Encceja



O MEC divulgou as datas das inscrições e provas do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), que substituirá o Enem no objetivo certificar a conclusão do ensino médio. Esta avaliação não era aplicada desde 2009 e volta, neste ano, para comprovar também o ensino fundamental.

O exame é direcionado para jovens e adultos, residentes tanto no Brasil quanto no exterior, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para quem faz o ensino regular. O candidato deve ter no mínimo 15 anos completos para realizar a prova do ensino fundamental, enquanto para a prova do ensino médio a idade mínima é de pelo menos 18 anos.

Como é a prova?

As provas serão realizadas em um único dia, pela manhã e à tarde. O exame para o ensino médio terá como base as quatro áreas do conhecimento: ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, linguagens e códigos, além de uma proposta de redação. Cada prova será composta por 30 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas de resposta.

Já para o ensino fundamental, a prova será estruturada entre língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, matemática, história, geografia e ciências naturais. Também haverá uma proposta de dissertação.

O candidato deve alcançar uma nota mínima de 100 pontos nas provas objetivas e de 5 na redação. A nota máxima é de 180 pontos e 10, respectivamente.


Por que fazer o Encceja?

Com a finalidade de medir as competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos, a certificação do Encceja abre o caminho para a próxima etapa educacional: o ensino superior.

A inscrição é gratuita e basta informar o número do CPF e da Carteira de Identidade. Para quem estiver preso ou submetido a medida socioeducativa, o coordenador pedagógico da unidade pode preencher estes dados pelo candidato.

Mais informações podem ser conferidas no site oficial do Inep



Confira o cronograma:

Encceja Nacional
Inscrições: 7 a 18 de agosto
Aplicação: 8 de outubro
Locais de prova: 564 locais distribuídos em todas os Estados brasileiros

Encceja Nacional PPL (pessoas privadas de liberdade)
Adesão das unidades: 14 a 25 de agosto
Inscrições: 21 de agosto a 1º de setembro
Aplicação: 24 e 25 de outubro

Encceja Exterior
Inscrições: 3 a 17 de julho
Aplicação: 10 de setembro
Locais de prova: Estados Unidos (Boston e Nova Iorque), Bélgica (Bruxelas), Guiana Francesa (Caiena), Portugal (Lisboa), Suíça (Genebra), Espanha (Madri), Reino Unido (Londres), França (Paris), Japão (Nagóia, Hamamatsu e Ota), Holanda (Amsterdã).

Encceja Exterior PPL
Inscrições: 3 a 17 de julho
Aplicação: 11 a 22 de setembro
Locais de prova: Guiana Francesa (Caiena) e Japão (Tóquio)


Ascom – Educa Mais Brasil



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.