quinta-feira, 13 de julho de 2017

Descubra como usar a sua nota do Enem para ingressar no ensino superior

Diferente dos anos anteriores, nesta edição, todos os estudantes que realizar a prova Enem estão em busca, exclusivamente, de uma vaga no ensino superior, isso porque o exame não vai mais funcionar como certificado do Ensino Médio, fazendo assim com que a concorrência fique ainda mais acirrada. Mas você sabe como conseguir ingressar na faculdade com a sua nota Enem 2017?

Existem diversas formas de acesso a faculdades públicas e privadas em todo o país com as quais se podem ingressar usando a nota do Enem. Conheça alguns programas, veja qual é o ideal para você e se planeje com antecedência:


Sisu
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é voltado para estudantes que queiram conseguir uma vaga em alguma universidade pública. Quando a nota do Enem estiver disponível, é preciso ficar atento a data das inscrições. 


Fies 
Se quiser um financiamento para custear as mensalidades durante todo o curso, você pode aderir ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), para isso, é necessário estar matriculado em uma faculdade particular em um curso reconhecido pelo MEC, ter atingido 450 pontos no exame e não ter zerado a redação. Ao concluir os estudos, o estudante deverá devolver o valor investido pelo governo durante o curso, podendo ser com, ou sem juros.


Prouni 
Outra opção para ingressar em uma instituição de ensino superior privada é o Programa Universidade para Todos (Prouni), com ele, os candidatos podem concorrer a bolsas parciais (50%) ou integrais (100%) durante todo o curso. Para se candidatar, é preciso não ter zerado a redação e atingido uma média mínima de 450 pontos no exame.


O Educa Mais Brasil é um programa de iniciativa privada que oferta bolsas de estudos de até 70% em parceria com faculdades particulares de todo o País. Para se candidatar é simples, basta acessar o site www.educamaisbrasil.com.br, realizar o cadastro e procurar a faculdade e curso de interesse que esteja disponível em sua região. As inscrições ficam abertas durante todo o ano e você pode concorrer a bolsas não só de graduação, como também de pós-graduação, cursos de idiomas e muitos outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.