sexta-feira, 7 de julho de 2017

COMEÇANDO UM NEGÓCIO PRÓPRIO: a importância do plano de negócios e por que você deve preparar um

Criar um plano de negócios é um passo comumente ignorado por empreendedores iniciantes, mas isso não é o certo a fazer. É nele que você cria um mapa especificando todos os aspectos da viabilidade econômica do seu negócio, assim como uma descrição e análise das perspectivas dele. Essa preparação é importante para negócios de qualquer tamanho ou tipo. Mesmo que não vá garantir o seu sucesso, um bom plano de negócios é um passo na direção certa.

Existem vários modelos prontos de planos de negócios em livrarias e na internet, mas o mais recomendável é que você mesmo escreva o que quer para o seu negócio. A redação desse plano deve ser feita com base em extensivas pesquisas e, se possível, também deve contar com as opiniões de profissionais da área.
Mesmo assim, é completamente possível que nem todo passo que você traçou para a sua empresa se concretizar, mas eles ainda são importantes como forma de acompanhar o crescimento da sua empresa.
Além disso, um bom plano de negócios é periodicamente atualizado e revisado ao longo do seu próprio crescimento como empreendedor.

POR QUE VOCÊ DEVE FAZER UM PLANO DE NEGÓCIOS
O seu plano vai ser útil de várias formas, e mesmo que algumas delas sejam impossíveis de prever, aqui vão algumas das mais recorrentes:
1. Primeiramente, ele vai definir e focar o seu objetivo usando as informações e análises apropriadas
2. Você pode usá-lo como uma forma de anunciar a sua empresa para investidores e bancos
3. Seu plano de negócio pode clarificar omissões ou fraquezas no seu planejamento
4. Você pode usar o plano para solicitar conselhos e opiniões de outras pessoas, que podem dar os toques que você precisa para ser bem-sucedido. É uma boa ideia pedir as opiniões de investidores, familiares, banqueiros, advogados, mentores e outras empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.