sexta-feira, 30 de junho de 2017

O que NÃO fazer no ambiente de trabalho


Você conquistou o emprego que tanto desejava e, por um erro, acabou perdendo a oportunidade de continuar na empresa. Calma, errar faz parte, especialmente em experiências como o estágio, em que o jovem costuma não possuir conhecimento profissional anterior. O problema é continuar persistindo na falha: algumas atitudes são realmente inaceitáveis dentro das organizações, por isso é preciso ficar atento aos feedbacks e toques dados pelos superiores.
Confira o que não fazer no ambiente de trabalho e sempre tenha como premissa não fazer o que seu gestor não gostaria que você fizesse: procure imaginá-lo avaliando sua atitude quando perceber que pode estar fazendo algo errado; e não tenha medo de perguntar quando não souber – é melhor prevenir e mostrar interesse do que errar.

SE QUEIXAR CONSTANTEMENTE
Um funcionário precisa procurar manter o positivismo em seu ambiente de trabalho para não atrapalhar seus colegas. Alguém que reclama demais não é interpretado bem e ainda deixa o ambiente mais negativo. Claramente, todos possuem problemas e podem ficar insatisfeitos com alguma demanda ou situação, mas é preciso saber contorná-lo e resolvê-los sem parecer que não está satisfeito com a posição dentro da empresa.

FICAR FALANDO SOBRE PROBLEMAS PESSOAIS
Separar os problemas pessoais e profissionais é fundamental, por isso, não é indicado levar insatisfações de fora do ambiente de trabalho para dentro dele. Isso não significa ser um livro fechado, e sim ser cauteloso sobre o que expor para seus colegas: existem assuntos que não são pertinentes.

IGNORAR AS CONVERSAS COM O GESTOR
Um gestor nunca deixará seu liderado despreparado. Sua função é orientá-lo sobre suas responsabilidades e demandas, além de como deve se posicionar no ambiente de trabalho. Por esse motivo, quando o líder der um feedback, seja ele negativo ou positivo, é importante considerá-lo, afinal, ele é um dos principais motivadores para o desenvolvimento profissional de seus funcionários.

NÃO CONTRIBUIR COM A EVOLUÇÃO DO NEGÓCIO
É preciso ter paixão pelo o que faz e sentir vontade de fazer parte da mudança. Aproveitar o conhecimento e as habilidades para contribuir com a evolução do negócio e compartilhar ideias e iniciativas pessoais demonstra o quanto você está motivado com sua posição.

MENTIR
Mentiras não têm justificativas. É importante perguntar quando não souber e admitir o erro quando cometê-lo. Quem esconde alguma informação, não demonstra seriedade e transparência – requisitos fundamentais de um funcionário comprometido.

NÃO RESPEITAR OS COLEGAS DE TRABALHO
Um ambiente de trabalho precisa ser harmonioso. O relacionamento profissional entre os membros da equipe deve ser saudável. Deixar as desavenças de lado, procurar não ligar para problemas supérfluos e evitar conflitos é fundamental.


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