quarta-feira, 12 de abril de 2017

Enem 2017: taxa de inscrição tem aumento de 20%

A data do começo das inscrições para se candidatar ao Enem foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU), nesta semana, pelo Instituto Nacional de Estudos e  Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e traz algumas mudanças em relação aos exames anteriores. 

Dentre as modificações apresentadas está o aumento do valor da taxa de inscrição que vem causando preocupações de quem quer se candidatar ao exame.

A notícia gerou reclamações dos estudantes nas redes sociais. Eles questionaram o motivo do aumento e lembraram sobre o contexto da crise atual do país. O valor teve um acréscimo de 20,5% passando de R$ 68 para R$ 82 e causa um grande impacto no bolso dos estudantes. Além disso o exame não valerá mais como certificado do ensino médio.

De acordo com o Inep o aumento da tarifa da inscrição foi devido a atualização para arcar com os custos operacionais e melhorar a qualidade da aplicação da avaliação. Dentre os progressos publicados no edital estão os cadernos de provas personalizados, com nome do participante na capa e cartão de respostas, as provas tiveram alteração quanto aos dias, que agora serão aos domingos e não em dois dias consecutivos, com o objetivo de melhorar o desempenho dos alunos.

As inscrições para o Enem 2017 acontecem a partir do dia 8 maio às 10h e seguem até 19 de maio, às 23h59 (horário de Brasília). O prazo de pagamento do boleto de inscrição vai até o dia 24 de maio. A data das provas serão: 5 de novembro (linguagens, ciências humanas e redação, com cinco horas e meia de prova) e 12 de novembro (matemática e ciências da natureza, com quatro horas e meia de prova).


Com todas essas mudanças o que você acha disso?



4 comentários:

  1. Sou graduada desde 2011 e nunca fui contemplada por nenhuma bolsa de estudo agora quero ter o educamais.sera q eu sou obrigada a fazer o nenem?

    ResponderExcluir
  2. Oi Renata é a Carine, tudo bem?
    Sem a nota do ENEM o seu cadastro também será analisado.A seleção será realizada sempre que houver vagas de bolsas de estudo disponibilizadas pelas Instituições de Ensino conveniadas e conforme regime acadêmico. Você pode acompanhar o status de aprovação através do Portal do Aluno. Abraços e boa sorte!


    ResponderExcluir
  3. Eu só posso ter direito à bolsa do Educa mais Brasil se eu fizer o Enem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Sem a nota do ENEM o seu cadastro também será analisado e concorrerá a bolsa do programa. Qualquer dúvida estamos a disposição. Abraços!

      Excluir

Contribua deixando seu comentário.