terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

O que significa a nova reforma do ensino médio?



Toda restruturação presume modernização e é assim que vem sendo traçada a nova reforma do ensino médio brasileiro, um dos assuntos mais comentados e controversos abordados pelos meios de comunicação nos últimos meses. Ganhando grande destaque, a medida adotada pelo então presidente da República, Michel Temer, busca trazer um conjunto de ações com mudanças significativas que irá reformular o atual modelo de ensino.          

Algumas pessoas ainda estão confusas sobre o que essas intervenções trarão de novidade em relação ao atual padrão de ensino, pensando nisso, elaboramos um esboço com os principais pontos da reforma:


A reforma foi criada de última hora?   
O projeto chamou atenção por ter sido adotado por meio de medida provisória, no final de 2016 pelo presidente. Isso significa que há urgência na aplicação dos procedimentos e esse é um dos principais pontos de discussão. Apesar de se estender há cerca de 20 anos no Congresso Nacional, a posição de Temer de engatar o projeto diante de um país que se encontra estagnado, com baixo índice de desenvolvimento na Educação Básica, vem dividindo opiniões.

Quais os principais pontos que serão modificados?     
São alguns os pontos que serão inovados, entre eles:
ORGANIZAÇÃO DAS DISCIPLINAS
MODELO ATUAL


13 disciplinas obrigatórias ao longo dos três anos de estudos.


NOVO MODELO
1.800 horas de conteúdo obrigatório e o restante será o aperfeiçoamento em áreas específicas que ficará a critério do estudante. Podendo optar por uma entre essas cinco áreas: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional. No entanto, dependerá da rede de ensino.

FILOSOFIA, SOCIOLOGIA, ARTES E EDUCAÇÃO FÍSICA
MODELO ATUAL
Essas quatro disciplinas são obrigatórias.
NOVO MODELO
As disciplinas se mantém como obrigatórias até definição da Base Nacional Comum Curricular.  

ENSINO INTEGRAL

MODELO ATUAL
Algumas escolas públicas e privadas do País já oferecem essa modalidade de ensino.

NOVO MODELO
Prevê uma política de estímulo para o desenvolvimento no aumento do número de escolas com essa modalidade de ensino.

A reforma começa a valer a partir de quando?
Apesar de já ter força de lei, e ter sido sancionada recentemente, a execução do projeto ainda depende da definição da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que está elaborando as direções que deverão conduzir os currículos das escolas públicas e privadas de todo o Brasil. A validação está prevista ainda para 2017. Então as mudanças do novo ensino médio só começarão a valer a partir do segundo ano letivo posterior à data de publicação da BNCC. Ou seja, só irá valer a partir de 2019, sendo executado de forma gradual.

Quem vai custear a instalação e manutenção?
Está previsto um investimento do Governo Federal até 2018 para as escolas públicas, quanto às escolas privadas, apesar de nada firmado, alguns representantes já se posicionaram declarando que caso se faça necessário uma verba maior de investimento para o ajuste, seja provável o acréscimo nas mensalidades.         

Meu filho estuda em escola particular. E agora?            
Diante de tanta informação uma coisa é certa, os pais sempre querem o melhor para seus filhos e com isso buscam investir em uma educação de qualidade. Muitos pagam uma escola particular em valor integral, e o que já não é tão acessível, poderá pesar um pouco mais no bolso dos responsáveis pela criançada pois, com as mudanças, o custo da mensalidade cobrada dos alunos certamente vai aumentar.
Sendo assim, é impossível não se preocupar com o orçamento e este é o momento para ir pensando como pagar a mensalidade quando começar a valer a reforma. Conheça o Educa Mais Brasil, maior programa de inclusão educacional do país, que já beneficiou mais de 400 mil alunos com bolsas de estudo e, o melhor, seu filho(a) também pode fazer parte desse time! Acesse o site www.educamaisbrasil.com.br, realize o cadastro e escolha a modalidade educação básica, para encontrar uma bolsa de estudo de 50% de desconto e começar a utilizar o benefício agora em 2017.

Não perca tempo e garanta já a bolsa! As inscrições são gratuitas e permanecem abertas durante todo o ano.

Ascom - Educa Mais Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.