sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

20 Livros Infantis que Toda Criança Deveria Ler


0-3 anos

Nessa idade as crianças não se interessam muito por livros não é mesmo?! Ainda não sabem ler nem escrever, mas mesmo assim é importante ensiná-lo o que é um livro. Os livros para essa faixa etária precisam conter muitas ilustrações chamativas para despertar o interesse das crianças. Os textos são geralmente curtos ou inexistentes e você precisa ler para eles as palavras e pode também ensiná-los o que está ilustrado em cada imagem, por exemplo: Isso é um pássaro, isso é um leão…etc.

·          Livro de Histórias
Autor: Georgie Adams
Editora: Companhia das Letras
Esse livro conta com vários contos já conhecidos pelas crianças, tais como “Chapeuzinho Vermelho”, “Os três Porquinhos”, Cachinhos Dourados”  e aborda uma versão diferente desses contos que estamos habituados e estimula a criança a ter um ponto de vista diferente do conto, ajudando no desenvolvimento do senso crítico.
Classificação Indicativa: 2 anos


·         O Ursinho Apavorado
Autor: Keith Faulkner
Editora: Companhia das Letrinhas
Um ursinho, que acorda assustado no meio da noite, é o protagonista desta historinha linda. As dobraduras que saltam das páginas deste livro colorido e engraçado também fazem com que o enredo se torne especialmente emocionante.
Classificação Indicativa: 3 anos


·          Coleção da Ninoca
Autor: Lucy Cousin
Editora: Ática
Crianças pequenas adoram essa coleção. Basta manipular as abas nos sentidos indicados para ajudar Ninoca a trocar de roupa, a escrever, dançar…Os livros desta série também ensinam as cores e os números de um jeito muito divertido.
Classificação Indicativa: 3 anos


4-6 anos

A criança normalmente começa a ler a partir dos 5 anos. Alguns são mais tardios, sendo alfabetizados a partir dos 7 anos. O importante nessa fase é possuir livros com repetição de frases que ajudam a criança a memorizar as palavras mais facilmente. Os enredos devem ser curtos e podemos abordar vários temas, tais como humor, aventura e mistério.

·         Por Favor, Obrigado, Desculpe
Autor: Becky Bloom e Pascal Biet
Editora: Brinque Book
O livro mostra que aprender boas maneiras, que vão desde o respeito com os colegas até como se comportar em um jantar, pode ser divertido.
Classificação: 4 anos

·         Ou Isto ou Aquilo
Autora: Cecília Meireles
Editora: Nova Fronteira
Um dos mais belos clássicos da poesia brasileira, ‘Ou isto ou aquilo’ aborda os sonhos e as fantasias do mundo infantil – a casa da avó, os jogos e os brinquedos, os animais e as flores, tudo ganha vida nos poemas de Cecília Meireles.

·          A Casa Sonolenta
Autor: Wood
Editora: Ática
Numa casa sonolenta com uma cama aconchegante, todos estão sempre dormindo. As repetições no texto dão o tom sonolento, que é interrompido por uma pulguinha acordada.


·         Os Contos de Grimm
Autor: Tatiana Belinky
Editora: Paulus
Os contos de fadas dos irmãos Grimm têm mais de dois séculos e são clássicos da literatura infantil. Neste livro, são recontados pela grande escritora Tatiana Belinky. É importante que as crianças tenham contato com várias versões dos contos de fadas, mas sempre depois de conhecerem a história original.


7- 9 Anos

Nessa fase, a criança inicia a aprendizagem formal da escrita, entretanto a imagem ainda é muito importante para estimular a leitura, porque ajuda as crianças a entenderem a história. Os textos podem ser um pouco mais longos e os assuntos dos livros podem ser variados.

·         A Velhota Cambalhota
Autor: Sylvia Orthof
Editora: LE
O texto retrata as peripécias de uma velhota da tradicional família mineira, que resolve dar cambalhotas e virar o direito pelo avesso, escandalizando uma cidade do interior de Minas.
Indicação: 6 a 7 anos

·         Lúcia Já-Vou-indo
Autor: Maria Heloísa Penteado
Editora: Ática
A lesminha Lúcia é muito devagar. Para ir a uma festa, tem de sair com uma semana de antecedência. Se alguém a apressa, ela responde: “Já vou indo”.
Indicação: 6 a 7 anos

·         Menina Bonita do Laço de Fita
Autor: Ana Maria Machado
Editora: Ática
“Menina Bonita do Laço de Fita” traz uma linda história, onde um coelho branquinho queria casar-se e ter uma filha “bem pretinha”. Durante a obra, o coelho tenta descobrir o segredo para conquistar o seu tão sonhado desejo. Leia o livro e acompanhe a busca do coelhinho!
Indicação: 8 anos

·         Quero Casa Com Janela
Editora: Ática
Como é bom ter um lugar para morar! Mas dona Galinha Ovolina quer saber por onde o Sol vai entrar. Uma história muito divertida que tem como tema moradia. Era um dos meus favoritos da infância.
Indicação: 6 anos


9-12 anos

Essa é uma fase muito importante, pois ela pode influenciar diretamente no hábito da leitura na vida adulta. Os livros continuam a ser ilustrados para estimular a linguagem verbal e não verbal.

·         O Cachorrinho Samba
Autor: Maria José Dupré
Editora: Ática
No colo da Vovó, lambendo a orelha dos donos ou brincando com a garotada, o cachorrinho Samba era a alegria da casa. Até o dia em que ele, curioso, recebeu dar uma saidinha… e acabou se perdendo na cidade grande, cheia de perigos, pessoas ameaçadoras e lugares desconhecidos. Trata-se de uma coleção da editora ática com vários contos sobre o cachorrinho samba;
É um dos meus livros favoritos na minha infância! ♥
Indicação: 11 anos

·         O Pequeno Príncipe
Autor: Antoine Saint-Exupéry
Editora: Agir
À primeira vista, um livro para crianças. Na definição de Antoine Saint-Exupéry, seu autor, “um livro urgentíssimo para adultos”, o que talvez explique a extraordinária sobrevivência literária de O Pequeno Príncipe.
O Pequeno Príncipe é uma fábula. Ou se preferirmos, uma parábola. Não é um livro para crianças, porque traz justamente a mensagem da infância, a mensagem da criança. Essa criança que irromperá de repente no deserto do teu coração, a milhas e milhas de qualquer região habitada.
Eu o li na minha infância e não vi nenhum problema nisso, por isso o indico para crianças. Quando li este livro com os olhos de um adulto, tive outra perspectiva da história, totalmente diferente de quando o li na infância. Vale muito a pena para qualquer idade.


11 -10000 anos

Livros da Coleção Vagalume
Até a década de 1990, muitos leitores começaram sua jornada pelo mundo da literatura através da coleção Vagalume, da Editora Ática.(eu, por exemplo sempre amei a coleção).Composto de obras para o público infanto-juvenil, sua fórmula era certeira: histórias de aventura, humor, fantasia, crime, mistério e sobrenatural, capas belamente ilustradas – que instigavam milhares de leitores a ler o livro pela capa -, e autores de qualidade que propiciavam, além do entretenimento, a discussão sobre temas sempre atuais: preservação do meio ambiente, ética, desigualdade social, empreendedorismo, trabalho e consumo.
Em breve, a editora ática vai relançar diversos livros da coleção com novas edições e até mesmo um filme será lançado sobre um dos maiores sucessos da coleção: O escaravelho do Diabo. Vou citar alguns indicados para essa faixa etária:

·         A Ilha Perdida
Autor: Maria José Dupré
Classificação Indicativa: 11 a 12 anos
Eduardo e Enrique partem para conhecer uma ilha deserta, porém eles se perdem e logo se veem num jogo de sobrevivência, tendo que lutar em busca de alimento e abrigo. E ainda descobrem que não estão sozinhos: estão sendo vigiados por um misterioso habitante. Seria ele amigo ou inimigo?

·         Tonico e Carniça
Autores: José Rezende Filho/Assis Brasil
Classificação: 11 a 12 anos
Uma edificante e emocionante história de superação dos engraxates Tonico e Carniça que, além de estudarem para conseguir um futuro melhor, lutam para sobreviver e enfrentam os desafios da vida, como o preconceito e a marginalização.

·         Vamos Salvar a Baleia
Autor: Thomas Brezina
Classificação Indicativa: 11 anos
Lina, Lu e Bastian recebem férias de 10 dias devido a um imprevisto no colégio interno. A mãe de Lina, que trabalhará num voo, não tem como ficar com eles, a não ser levando-os junto. O destino: Havaí! Onde descobrem perigos e a viagem se transforma numa imensa aventura quando uma baleia está sendo perseguida. Será que Bob Bond, o cachorrinho secreto poderá resolver o caso?

·         O Escaravelho do Diabo
Autor: Lúcia Machado de Almeida
Classificação: 11 a 12 anos
Uma envolvente trama policial. Vítimas ruivas são presenteadas com um escaravelho, antevendo seus assassinatos. Qual a relação entre o presente e as vítimas? Por que só pessoas ruivas? Sucesso de vendas da coleção, este livro está em produção para um longa metragem no cinema desde o início de fevereiro de 2015.

·         O Feijão e o Sonho
Autor: Orígenes Lessa
Classificação Indicativa: 13 anos
Um apaixonado poeta que negligencia suas necessidades cotidianas, como levar comida à mesa da família. Neste livro, belamente escrito, o autor Orígenes Lessa aborda magistralmente os conflitos de um homem que tenta viver um sonho de forma simples.


12 ou mais

A partir dos 12 anos, os filhos já entram na fase da pré-adolescência e são capazes de estabelecer um aprofundamento na leitura. Nessa idade, eles são já capazes de formular reflexões e críticas a respeito de diversos assuntos. Eles podem escolher qualquer livro de acordo com o interesse e o gosto pessoal. Ainda é importante o estímulo ao hábito de leitura para que o jovem continue lendo até a vida adulta.

Algumas dicas:
Presenteie-o com coleções de livros. Todo gênero é válido nessa idade: ação, aventura, suspense, etc… Aí vão alguns dos meus favoritos:
– A Culpa é das estrelas;
– As Crônicas de Nárnia;
-Saga Harry Potter;
-Saga Percy Jackson e os Olimpianos;
-Saga Crepúsculo;



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.