segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Dicas de como estudar e mandar bem no Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está com data marcada para os dias 05 e 06 de novembro, e vem o friozinho na barriga de como estão seus estudos e se está conseguindo se planejar da maneira correta. Calma! Não se desespere! Ainda dá tempo de organizar e analisar as suas pendências.  Separamos algumas dicas para te ajudar, aproveite!



1.  Desligue o celular: Mantenha o celular longe, para sua concentração e não mudar de foco. Durante o horário dos estudos fique desconectado.

2. Organize seu estudo: É recomendável definir o que estudar e como estudar. Anote em uma agenda seus horários e divida-os por hora. Estude determinado assunto por no máximo duas horas.
3. Evite lugares barulhentos: O barulho costuma ser uma grande fonte de distração. É preciso estudar em locais silenciosos, como bibliotecas, salas de estudo ou até mesmo o seu quarto.

4. Descanse a mente: Após algumas horas de estudos, dê tempo para seu cérebro absorver as informações.

5. Se alimente: É comum a muitos alunos que estudam para o ENEM a rotina de horas de estudo tão intensa que acabam até mesmo esquecendo-se da alimentação, isso pode proporcionar lentidão de pensamentos e compreensão, diminuindo o aproveitamento do estudo.

6. Estude mais do que uma matéria: É comum focar apenas na matéria que se tem maior dificuldade, mas é necessário dividir seu tempo de maneira igual para todas as matérias e não deixar uma delas de lado, se prejudicando.

7. Faça resumos: Resumir assuntos e matérias auxilia na compreensão do que se deseja aprender.

8. Leitura: Ler amplia o vocabulário, a interpretação de texto e o conhecimento de ortografia. Além disso, você fica informado sobre atualidades e o que poderá cair na prova. Esse é um excelente exercício!

9. Exercite o corpo: Alguns exercícios ativam as áreas do cérebro, aumentam a compreensão da matéria estudada e seu desempenho. Uma caminhada e qualquer outra atividade física ajudam nesse processo.
10. Evite cobranças: O excesso delas influencia negativamente, aumenta a ansiedade, diminui a capacidade de absorção e de informações.

Depois de todas essas dicas é possível realizar uma prova de sucesso. Fazer o ENEM é uma boa opção para os estudantes que querem utilizar a nota para ter acesso a instituições de ensino, principalmente àqueles que querem uma bolsa de estudo pelo Educa Mais Brasil. Acesse o site do programa www.educamaisbrasil.com.br, realize a inscrição e sinalize se prestou ou não o ENEM. Não é obrigatório fazer o exame para ser contemplado, mas essa informação pode fazer diferença no momento da aprovação.


Agenda da prova do Enem

PROVA - 5 e 6 de novembro

PORTÕES - Abrem às 12h; fecham às 13h
TEMPO DE PROVA
Sábado: 4 horas e 30 minutos
Domingo: 5 horas e 30 minutos




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.