quarta-feira, 10 de agosto de 2016

7 erros que todos os estagiários deveriam evitar

O estágio em engenharia (e em qualquer outra profissão) é uma fase essencial para a carreira de todo estudante. Afinal, a experiência é um importante laboratório que oferece a oportunidade de aprender como funciona o mercado de trabalho e as relações de poder em uma empresa. Na engenharia, é imprescindível que todos passem por essa etapa na formação.
No entanto, embora um estagiário possa errar até determinado ponto, ele é observado atentamente e deve evitar alguns deslizes que podem prejudicar seu início de carreira. Descubra a seguir quais são e saiba como evitá-los.

+ Sempre esperar as instruções

Não seja acomodado e evite ficar sempre esperando que seu superior dê ordens. Saiba tomar iniciativa quando for necessário e sugira ideias e mudanças.

+ Ter medo de perguntar

Lembre-se de que a curiosidade de aprender é vista como uma qualidade em um estagiário. Por isso, não tenha medo de “incomodar” os superiores com perguntas: eles esperam, justamente, que tenha dúvidas, já que é um recém-chegado ao mercado de trabalho.

+ Manter-se distante do gestor

O gestor é responsável pelo desenvolvimento do estagiário. Logo, é preciso que haja uma aproximação para construir um bom relacionamento com ele, atitude considerada importante não somente para o início da carreira.

+ Mexer no smartphone o tempo todo

Você pode acessar o smartphone no trabalho, apenas tome cuidado para que seu apego ao aparelho não se torne um vício prejudicial. Aliás, uma das principais queixas das empresas é em relação a estagiários que checam o celular a todo momento e acabam deixando suas atividades de lado.

+ Não se lembrar de que ainda é um aprendiz

Não seja arrogante e tenha consciência de que é um aprendiz. Você pode estar confiante de que entende a teoria aprendida na faculdade, mas precisa se lembrar de que é no estágio que irá aprender sobre a prática.

+ Não se integrar à equipe

Não se sinta menos do que os outros colegas de trabalho: busque participar de reuniões, almoços e happy hours. Mas, evite rodas de conversa com muitas fofocas e comentários equivocados ou brincadeiras comprometedoras para a sua imagem profissional na empresa.

+ Preocupar-se somente com as suas tarefas

Embora você seja cobrado pelas entregas, não faça delas sua única prioridade. Vá além de mostrar excelência técnica e exponha também suas qualidades comportamentais. Como? Por meio de atitudes diante de problemas e na relação com os colegas.
Ufa! Depois dessas dicas fica mais fácil passar ileso por essa fase profissional! Boa sorte 🙂

2 comentários:

  1. Boa tarde, gostaria de saber quando há uma previsão de abertura de vagas para o curso técnico em estética no colégio 24 de maio no bairro jardim ondina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme Jorge, temos bolsas de estudo de até 70% para este curso. Confira no site a disponibilidade em sua cidade.
      Estamos realizando o processo seletivo para 2017.1. Abraços e boa sorte!

      Excluir

Contribua deixando seu comentário.