segunda-feira, 18 de julho de 2016

Jornalismo de Dados: entenda o futuro da profissão

A Comunicação, como todas as Ciências Sociais, evolui e se modifica conforme as mudanças na sociedade. O Jornalismo, por exemplo, também se enquadra nessa tendência e se reinventa com o passar dos anos e a chegada de novas tecnologias.

Atualmente, o Jornalismo Digital se torna cada vez mais presente em nosso dia a dia, já que os profissionais do setor vivem uma busca incessante por novas formas e conquistar e fidelizar a audiência. Neste cenário, o chamado Jornalismo de Dados se apresenta como a ferramenta ideal para sintetizar informação e transmiti-la de uma forma mais moderna e objetiva, incluindo números, imagens e uma linguagem atualizada.

Esta carreira oferece aos profissionais da comunicação a oportunidade de aprender algumas habilidades essenciais aos jornalistas do futuro como, por exemplo, linguagem de programação e códigos, com o objetivo de criar ferramentas próprias para a transmissão de informação.

Pensando em explorar um pouco mais o universo desta profissão do futuro e ajudar os pré-universitários na escolha profissional, a websérie La Carrera Especial, produzida pelo Banco Santander, entrevistou um estudante e um especialista da área.

Rodrigo Lima, de 24 anos, está cursando Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. Seu sonho é ser colunista em um grande jornal e sua referência profissional é o escritor e semiólogo italiano Umberto Eco. Junto com o jornalista de dados José Roberto Toledo, do Jornal O Estado de São Paulo, o futuro comunicador conhecerá as particularidades da sua área de atuação, bem como o dia a dia da profissão e seus desafios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.