quarta-feira, 6 de julho de 2016

Conheça criações sensacionais feitas por mulheres!

Escrito por: 

Quando pensamos em ciências e no trabalho de inventores, exemplos masculinos são fáceis de serem lembrados, como os projetos e conclusões de Leonardo da Vinci ou Albert Einstein. Mas, e as mulheres inventoras?

Não são poucos os exemplos de mulheres inventoras, e seus trabalhos nos influenciam no presente. O campo das ciências é visto como predominantemente masculino, mas este é apenas um exemplo de área em que as mulheres se destacam há muito tempo. Confira apenas alguns exemplos de criações e trabalhos de mulheres ao longo da história:

1) Precursora da comunicação Wireless

Atriz de Hollywood, a austríaca naturalizada norte-americana foi a precursora do que seria a conexão wireless. Durante a Segunda Guerra Mundial, Hedy Lamarr criou um sistema que controlava torpedos à distância. A data da publicação da patente do trabalho de Hedy é de 1942. O sistema envolvia o uso de ondas magnéticas de diferentes frequências, o que permitia a alteração dos canais de frequência de rádio, com o objetivo de evitar que fossem interceptados pelo inimigo durante a guerra.

2) Telescópio submarino

O primeiro telescópio submarino em que uma lâmpada foi acoplada é criação da também norte-americana Sarah Mather, o que facilitou o processo de observação de águas profundas, na captura de peixes e na verificação do casco de embarcações. A invenção foi patenteada em 1845 e representou um avanço na área.

3) Para-brisas

Em 1903, Mary Anderson criou o para-brisas. A norte-americana criou um mecanismo que possibilitava a limpeza dos vidros, o que era possível após ativação manual na parte interna do veículo. De início, a invenção enfrentou alguma resistência e, em 1917, Charlotte Bridgwood criou a versão automática do para-brisas.

4) Vidro invisível

A física norte-americana Katharine Burr Blodgett revolucionou o modo como eram construídos aparelhos como projetores, microscópios, telescópios e outros que dependiam de um vidro que proporcionasse níveis baixos de reflexo. A patente da invenção deste vidro, bem fino, foi publicada em 1940.

5) Aquecimento dos veículos

Um modelo de Engenharia Automotiva já era seguido por Margaret Wilcox, a engenheira que criou em 1893 o sistema de aquecimento dos automóveis em que o ar era direcionado do motor aos pés do motorista. Posteriormente, o modelo de Margaret foi aprimorado, mas sem dúvidas foi uma das invenções precursoras do modelo de aquecimento existente nos dias de hoje.

6) Energia solar residencial

O uso da energia solar nas residências está a cada dia mais difundido, e desde a primeira casa construída com o sistema de aquecimento por energia solar, em 1947, muitas mudanças aconteceram. A invenção ocorreu após a parceria entre a física austríaca Dr. Maria Telkes e a arquiteta norte-americana Eleanor Raymond. Na casa construída, um primo da Dr. Telkes viveu com sua esposa e filhos por três anos, período em que o sistema funcionou normalmente.

7) Escada de Incêndio

Anna Connely foi a inventora, em 1887, da escada de incêndio. A norte-americana patenteou a criação das escadas exteriores, precursora da escada de incêndio dos dias atuais. Anna foi uma das primeiras mulheres a patentear uma criação após o fim da Guerra Civil, quando foi possibilitado às mulheres registrar uma patente. Sua ideia, além da importância na questão na segurança dos moradores, também levou em consideração a economia financeira, uma vez que a estrutura externa era mais viável que a reestruturação dos edifícios.

8) Fibra Kevlar

Já parou para pensar em quem inventou o kevlar, a principal fibra e de grande resistência que é utilizada, entre outras funções, nos coletes à prova de bala? Sim, foi uma mulher, a norte-americana Stéphanie Kwolek, que faleceu há pouco mais de um ano. Na década de 60, quando da criação da fibra, Stéphanie trabalhava na DuPont, empresa química que detém a marca registrada desta fibra.

9) Bote salva-vidas

Entre as diversas criações da norte-americana Maria Beasley, que levaram a, ao menos quinze patentes em seu nome, está o bote salva-vidas, inventado em 1880. Maria foi também a criadora de uma máquina de fazer barris, que seriam usados para manter os alimentos protegidos e para fazer vinho, além de um gerador movido a vapor. Sem dúvidas, não faltava criatividade e habilidade para a inventora.

10) Aquecimento Central

A invenção data de 1918 e foi a precursora do sistema de aquecimento central, conforme o conhecemos hoje. O trabalho de Alice H.Parker foi a criação de um sistema de fornalhas, com a distribuição do calor através de tubos, e que levou a avanços e tornou viável o aquecimento de residências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.