quarta-feira, 13 de julho de 2016

7 dicas para manter o foco no trabalho


Seja no trabalho ou nos estudos, manter a concentração é fundamental para ter um bom rendimento e realizar as tarefas. Porém, às vezes uma simples distração tira o nosso foco e, para voltar ao que estávamos fazendo, lá se vai mais um tempo.
Para ajudar a manter o foco, o especialista em motivação Samuel Edwards dá algumas dicas para concentrar-se e deixar a distração bem longe. Confira!


1) Prefira ambientes com menos distrações

Primeiramente, avalie seu foco durante um dia, percebendo se ele tem flutuações. Tente saber em qual período a concentração é maior. Em caso de distração, analise se é algo comum ou se é fator de cansaço. Por exemplo, você sempre se distrai com mensagens e notificações no smartphone, sentindo a necessidade de respondê-las assim que recebe?  Algumas medidas são dormir por mais horas, desligar as notificações de redes sociais e estabelecer intervalos ao longo do dia para checar e interagir. Segundo Edwards, durante esse processo é possível descobrir lugares que permitem estar mais focado.

2) Faça meditação

A meditação permite à mente retornar ao estado natural. Isto é, sem distrações e pensamentos. Embora possa ser difícil alcançar esse objetivo, tenha paciência e persistência. Uma dica de Edwards é tentar visualizar-se sempre que alguma distração ou pensamento surgir na sua mente, procurando mantê-la o mais vazia possível. Com isso, você se tornará capaz de manter o foco mesmo quando estiver estressado.

3) Pratique exercícios físicos

Correr pela manhã ou fazer exercícios durante o horário do almoço ajuda a manter o foco. Além disso, praticar  atividade física regularmente previne o estresse, é saudável e mantêm o corpo em boa forma.

4) Utilize mais a memória

Ao praticar processos de memorização com frequência, você amplia o vocabulário e fica mais articulado. Se tiver dificuldades, inicie a atividade uma vez por semana, até torná-la diária, começando com poemas, frases e citações.

5) Crie listas

Criar listas com as tarefas do dia ajuda a estabelecer as prioridades e manter o foco até que as finalize. Outra sugestão é, caso precise fazer um relatório, mas deseja pesquisar alguns pontos, anote o que tem que procurar e deixe para depois da tarefa, evitando que perca o foco.

6) Divida tarefas grandes em partes menores

Além de reduzir o pânico de estar diante de um grande projeto, essa atitude auxilia na concentração em tarefas menores, que serão completadas até terminar tudo. Edwards explica que manter o foco em tarefas curtas é mais fácil do que fazer todo o projeto de uma só vez.

7) Dê prazos para as tarefas

Aproveite os momentos em que sua concentração está mais alta para se dedicar às tarefas, intercalando com pequenas pausas para reduzir o ritmo de trabalho. Um exemplo é dedicar 45 minutos para a leitura de algo importante e deixar 15 minutos para as tarefas mais fáceis ou até mesmo relaxar. Ao perceber que terminará seu tempo de trabalho e a pausa virá a seguir, conseguirá se concentrar no objetivo e se esquivar das distrações.

Escrito por: 

Um comentário:

  1. Muito bom estes sete passos.
    Me foram de grande valia.

    ResponderExcluir

Contribua deixando seu comentário.