terça-feira, 7 de junho de 2016

Você tem Medo de Dentista? Dá uma olhada nessa entrevista!


A nossa convidada de hoje para nossa série de entrevistas foi a Ana Paula


Cirurgiã Dentista e dona do blog Medo de Dentista. Ana fala em seu site sobre diversas dúvidas e curiosidades sobre odontologia, para assim, fazer com que todos percam esse Medo de Dentista. Segue a matéria!

Educa Mais Brasil: Ana Paula, se apresente para nossos leitores. 
Ana Paula: Meu nome é Ana Paula Pasqualin Tokunaga, cirurgiã-dentista, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia. Cursei Odontologia na Universidade Federal do Paraná e me formei há 9 anos. Desde então venho atendendo como clínica geral em consultórios e clínicas particulares, hoje me dedicando com mais ênfase aos exames de imagem, em razão da minha especialidade. Tenho um blog, o Blog Medo de Dentista, onde respondo dúvidas sobre Odontologia e oriento os leitores com o objetivo de desmistificar o atendimento odontológico e, assim, ajudá-los a não ter mais medo de dentista.


Educa Mais Brasil: Como você descobriu que gostava da área de Odontologia? 
Ana Paula: A Odontologia nunca foi um sonho para mim. Não era algo que eu desejasse desde pequena... ela simplesmente aconteceu. Eu já era formada em Design de Produto, mas não via futuro para mim nessa área. Eu queria mudar, e a Odontologia me pareceu uma boa ideia. Estudei, fiz vestibular novamente, passei... e me surpreendi com o fato de áreas aparentemente sem conexão terem tanto a ver. Na faculdade de Odontologia muitas vezes pude usar minha experiência como Designer, já que Design trabalha com forma e função. Ora, o que faz um dentista quando restaura um dente senão restabelecer sua forma e função? E aí eu fui descobrindo que trabalhar com sorrisos também é fazer Design, e que sendo dentista eu tenho a oportunidade de ajudar os pacientes não só a ter sorrisos bonitos, mas a aumentar a autoestima, manter a saúde como um todo e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida das pessoas. E isso pode ser feito através de uma simples instrução de higiene bucal ou por meio de algum procedimento cirúrgico complexo... depende da necessidade do paciente.

Educa Mais Brasil: Quais foram os principais desafios no início da carreira? Como superou? 
Ana Paula: Acho que a dificuldade quando se começa em qualquer profissão é a falta de experiência. O cirurgião-dentista em formação atende muitos pacientes durante a faculdade, englobando a maioria das especialidades Odontológicas, é muito estudo e treinamento técnico, mas o maior desafio sempre está por vir. É essencial ter a humildade de aceitar a ajuda de quem tem mais experiência, de admitir quando ainda não se está preparado pra atender algum caso e encaminhar o paciente para um colega mais versado. Isso não é vergonha, pelo contrário, é respeito pelo paciente e pela Odontologia como ciência. Muitas oportunidades surgem quando se recebe o diploma, não falta trabalho para dentista, sempre tem alguma clínica ou consultório atrás de profissionais. Porém o mercado muitas vezes vê o recém-formado como "mão-de-obra barata", então é preciso ter cuidado para não cair em certas "armadilhas" e acabar se submetendo a condições de trabalho inadequadas e a remunerações incompatíveis com a função que se exerce.

Educa Mais Brasil: Fale sobre as principais atividades que você desempenha durante seu dia de trabalho. 
Ana Paula: Todo cirurgião-dentista se forma clínico geral, ou seja, pode realizar diversos procedimentos dentro das especialidades odontológicas. Via de regra o dentista atua como clínico geral por um tempo, até que decida se especializar em alguma área: Prótese, Dentística, Endodontia, Cirurgia, Ortodontia. Mas conheço excelentes clínicos gerais por excelência. Hoje me dedico mais à tomada e interpretação dos exames de imagem, especialmente radiografias e tomografias, já que sou Radiologista, mas atendi por alguns anos fazendo de tudo um pouco: restaurações, próteses, tratamentos de canal, extrações, etc... Esse é o dia a dia do dentista.

Educa Mais Brasil: Qual a importância dos conhecimentos adquiridos na faculdade no seu dia-a-dia como profissional? 
Ana Paula: Nessa área o que se aprende na faculdade é praticamente tudo que se aprende por ora, já que, exceto em condições muito específicas, não é permitido atender fora do ambiente acadêmico antes da formatura. Claro que existem cursos de extensão e programas de estágio externos, mas há normas muito rígidas quanto a isso. Então é importante absorver todo o conhecimento possível durante o curso, fazer estágios nas disciplinas, participar de programas de monitoria e projetos de iniciação científica, apresentar trabalhos em congressos e semanas acadêmicas, etc..

Educa Mais Brasil: Mande uma mensagem de incentivo para quem deseja entrar para essa área. 
Ana Paula: Ser cirurgião-dentista significa estudar para o resto da vida. Todo dia aparece uma nova evidência científica, uma nova técnica, um novo material... e é ótimo que seja assim! Não é fácil, é preciso dedicação, nem sempre é "glamouroso", mas pode ser muito recompensador. Não escolha a Odontologia visando ganhar dinheiro... isso vai acontecer, mas é consequência, não objetivo. Se você gosta de pessoas e se importa com o bem-estar delas, tem tudo pra ser um ótimo dentista. Porque ser dentista, em essência, é isso: cuidar de gente. Não de bocas e de dentes, mas de seres humanos completos e complexos, com necessidades, dor, medo e vergonha... e você vai ter que lidar com tudo isso, não só com a cárie no dente. Se você mantiver o foco no que realmente importa vai poder experimentar a sensação única de mudar a vida de uma pessoa, começando pelo seu sorriso. E isso não tem preço!

Educa Mais Brasil: Ana, muito obrigado pela sua colaboração! Desejamos muito sucesso na sua carreira! Pode ter certeza que suas repostas serão muito bem-vindas para milhares de apaixonados pela área!

Convidamos todos a conhecer todo o trabalho da doutora Ana Paula: Medo de Dentista.

2 comentários:

  1. Como faço para saber o preço da mensalidade com desconto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? É simples!
      O Educa Mais Brasil está realizando o processo seletivo para 2017.1.
      As inscrições gratuitas estão disponíveis durante todo o ano no site: www.EducaMaisBrasil.com.br.
      São mais de 15 mil instituições de ensino disponibilizando bolsas de estudo de até 70% para: Educação Básica, Graduação e Pós-Graduação (Presencial e EAD), Curso Técnico, Cursos Profissionalizantes, Preparatório para Concursos, Educação Jovens e Adultos, Pré-Vestibular/Enem e Idiomas. Selecione a modalidade que deseja, seu estado, cidade e depois o curso/instituição.
      Após, acompanhe o status de aprovação diariamente no Portal do Aluno ou com a central de atendimento. Não deixe de conferir o regulamento no site.
      Abraços e boa sorte! :D

      Excluir

Contribua deixando seu comentário.