quarta-feira, 22 de junho de 2016

Fizemos uma entrevista com o Macoratti!

É praticamente impossível encontrar um programador que nunca acessou o site do Macoratti. 
Com conteúdo e aplicações das principais linguagens de programação o mercado, o portal é uma verdadeira referência para muitos! 
Se você é desenvolvedor, tenho certeza que já teve suas dúvidas respondidas nele!

Educa Mais Brasil: Faça uma breve apresentação. 
Macoratti: Meu nome é José Carlos Macoratti e atuo na área de desenvolvimento de software há mais de 25 anos. Comecei com o Basic, usando TK90x, depois um TK 3000 e depois vieram os PCs. Nesta época iniciei os estudos em Visual Basic, e depois das linguagens Java, JSP, ASP, ASP .NET, ASP .NET MVC, enfim tudo que estivesse relacionado com a área de desenvolvimento. Atuei por mais de 20 anos como analista e desenvolvedor na área de tecnologia do Banco do Brasil na equipe de desenvolvimento dos portais web para a área internacional.
Criei o portal Macoratti.net no começo de 2002 com o objetivo de compartilhar conhecimento sobre Visual Basic e ele acabou se tornando uma referência no Brasil e nos países de língua portuguesa.
Atualmente atuo como consultor independente e escrevo artigos para o portal Macoratti .net.

Educa Mais Brasil: Como você descobriu que gostava da área de Desenvolvimento? Macoratti: Eu comecei colecionando revistas sobre informática na década de 80 e fui tendo contato com a área de programação, na época a linguagem Basic; fiquei fascinado pelo potencial da informática e foi no desenvolvimento de software que encontrei mais afinidade.


Educa Mais Brasil: Quais foram os principais desafios no início da carreira? Como superou?
Macoratti: O principal desafio foi a falta de material para estudo. Na época, a internet ainda estava começando, e, tudo era mais difícil. A maioria do material estava disponível apenas na forma de livros traduzidos que eram bem caros. Com o início da internet começou a haver maior oferta de material para estudo, sempre na língua inglesa, e, foi usando a internet que eu comecei a obter conteúdo mais avançado sobre a área de desenvolvimento e sobre as linguagens de meu interesse.

Portal Macoratti.net
Educa Mais Brasil: Fale sobre as principais atividades que você desempenha durante seu dia de trabalho. 
Macoratti: A área de TI exige uma atualização constante com aprimoramento contínuo, dessa forma estou sempre lendo artigos e consultando material relacionado ao meu trabalho, quer para estudo, quer para escrever um artigo, quer para me ajudar na solução de um problema.
De forma geral durante o dia eu pesquiso e leio artigos, faço análise de problemas e realizo implementação de funcionalidades em projetos de software.

Educa Mais Brasil: Qual a importância dos conhecimentos adquiridos na faculdade no seu dia-a-dia como profissional? 
Macoratti: Embora o mercado seja muito dinâmico, a base de conhecimento obtida na faculdade ajuda muito no dia a dia quando estamos pesquisando ou atuando de maneira prática. As experiências trocadas e a uma teoria realmente aprendida nos dá uma base essencial para que possamos continuar evoluindo.

Educa Mais Brasil: Mande uma mensagem de incentivo para quem deseja entrar para essa área. 
Macoratti: A pessoa que pretende atuar na área de TI tem que verificar se é realmente isso que ela deseja. Com isso definido basta focar no objetivo e partir para a pesquisa e o estudo, sem desanimar, pois haverá muitos obstáculos. Lembrando que a área de TI é uma área que demanda muita mão de obra especializada, e que atualmente, essa mão de obra está em falta. Dessa forma o mercado futuro é promissor para quem for competente!

Educa Mais Brasil: José, o portal Educa Mais Brasil agradece e muito a sua colaboração! Desejamos mais sucesso ainda na sua carreira e no seu portal!

Convidamos a todos para acessar o Portal Macoratti.net.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.