sexta-feira, 27 de maio de 2016

O que é nanotecnologia: entenda a profissão

A nanotecnologia é a ciência que desenvolve soluções e materiais na escala de moléculas e átomos, incorporando conhecimentos das mais diversas áreas da ciência, como a química, a física e a biologia. Uma de suas aplicações mais conhecidas é a nanomedicina, em que são usadas estruturas microscópicas, criadas para combater doenças como o câncer e o mal de parkinson.

A nanotecnologia é considerada uma das carreiras do futuro, já que utiliza tecnologia de ponta para criar compostos capazes de aprimorar desde a geração de energia e funcionamento de máquinas, até produtos de beleza e moda. Apesar de ainda estar em desenvolvimento e caminhando para o amadurecimento dos seus estudos e pesquisas, a nanotecnologia é, sem dúvida, uma das áreas mais promissoras para os próximos anos.

A série web documental La Carrera Especial, desenvolvida pelo Banco Santander, explora o universo das profissões que irão se destacar no mercado de trabalho do futuro, ajudando os jovens pré-vestibulandos a responder a clássica e complicada pergunta: o que vou ser quando crescer?

Neste episódio, o espanhol Samuel Sánchez, renomado pesquisador da área de nanotecnologia, mostra o poder do seu minúsculo, mas gigantesco trabalho. Doutor em Química pelaUniversidade Autônoma de Barcelona, Samuel trabalha no Max Planck Institute For Intelligent Systems, Stuttgart, Alemanha.

A estudante Andrea Escobar Peña, que faz graduação em Química na Universidade Complutense na Espanha, foi a escolhida para acompanhar essa jornada pela profissão. Andrea decidiu se especializar em nanotecnologia, pois, no futuro, sonha em poder curar doenças consideradas incuráveis pelos médicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.