terça-feira, 12 de abril de 2016

O perfil de um estudante da área de Saúde


A área da Saúde é conhecida pela rotina de trabalho árduo e estressante e pela contínua pressão de reduzir sofrimentos e salvar vidas. Para se dar na profissão, é fundamental ter interesse pelo bem-estar dos outros, além de equilíbrio emocional, sensibilidade para questões sociais e facilidade de comunicação.

Por ser uma área que requer do profissional constante atualização, também é necessário reservar espaço na sua agenda apertada para participar de congressos e cursos de especialização. 

Segundo Denise Retamal, diretora-executiva da RHIO’S Recursos Humanos, o perfil das pessoas dessa área costuma ser mais reservado. “Elas são dão bem trabalhando em ambientes fechados e com uma rotina de muitas horas de trabalho. Além disso, têm um raciocínio abstrato bem desenvolvido e sabem lidar com adversidades em diferentes situações”, completa. Denise também lembra que, nessa área, é importante ter visão estratégica e saber tomar decisões sob pressão, uma vez que os problemas podem evoluir rapidamente.

O GUIA conversou com a professora Silvana Artioli Schellini, diretora da Faculdade de Medicina da Unesp - Botucatu, para saber mais sobre esse perfil: 

Como é o perfil do aluno da área Saúde? Quais são as características psicológicas mais comuns a quem decide seguir uma carreira nesse campo?

O aluno da área de saúde, mais especificamente da Medicina, é sempre alguém que gosta muito de estudar, de amparar e ajudar as pessoas. É uma pessoa comprometida com o bem estar dos outros.

Que competências e habilidades ele precisa ter para se dar bem na área? 

A Medicina é um mundo! Difícil até definir um perfil. Temos especialidades que precisam da convivência com o paciente e outras em que isso é completamente desnecessário, como, por exemplo, quem opta pela área de Administração Hospitalar. Os que não gostam de conversar com o paciente escolhem as áreas de diagnóstico. Os que gostam, são clínicos, psiquiatras. A gama é enorme.

Há alguma característica pessoal que seja mais importante para um curso na área do que em outros? (Por exemplo, o aluno de Nutrição precisa ter certa habilidade e o de Medicina ou Enfermagem não)?

Não acho necessário ter uma qualidade específica para ser candidato à Medicina, exceto pelo fato de que o médico precisa estar sempre se atualizando. Deve ser uma pessoa que busca a inovação com segurança para o seu exercício profissional, já que o conhecimento está em constante ebulição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.