sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Como apresentar um bom trabalho em público

Fonte: Universia

Você fica nervoso toda vez que vai apresentar um trabalho em sala de aula? Se sentir inseguro é bastante comum quando precisamos falar em público, mas existem algumas técnicas que vão te ajudar a fazer uma apresentação perfeita e acabar com o nervosismo. Veja a seguir 5 dicas para apresentar trabalhos em sala de aula:

1 – Apresente ideias com clareza


Muitos têm a falsa impressão de que uma apresentação só será boa se contar com uma grande quantidade de informações. Isso está errado! Imagine como seria se alguém tentasse ensinar a você tudo que sabe de uma única vez. Além disso, é bastante difícil manter a atenção das pessoas por muito tempo e, por isso, fazer uma apresentação rápida, direta e com uma boa seleção de informações é a forma mais eficaz de causar uma boa impressão e conseguir a tão sonhada nota máxima.


2 – Saiba fisgar o público


Provavelmente você terá pouco tempo para apresentar seu trabalho. Por isso, é importante ter a capacidade de conquistar a atenção do público durante cada segundo da apresentação, ao mesmo tempo em que transmite informações de qualidade, com fácil entendimento. Para isso, existe a técnica do anzol, em que você escolhe um dado cativante, emocionante ou engraçado para mencionar sempre que notar um desvio da atenção do público.


3 – Estabeleça prioridades


Quando nos deparamos com um slide cheio de tópicos, frases e uma quantidade absurda de informação, nosso cérebro simplesmente se cansa e para de prestar atenção no que está sendo dito. Por isso, é importante priorizar o conteúdo mais essencial, adicionando exemplos práticos, dados curiosos e ilustrações. Dessa forma, todos ficarão empolgados com a sua apresentação.


4 – Menos é mais


Menos slides, menos informações, design minimalista e tempo enxuto de apresentação. Esse é o segredo do sucesso e a forma mais eficaz de conquistar a atenção da turma e do professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.