quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

4 dicas para acabar com o bloqueio criativoo

Fonte: Universia

Não há nada mais frustante do que sofrer um bloqueio criativo ao escrever o texto de uma redação, projeto acadêmico ou tarefa do escritório. Segundo estudos feitos por psicólogos, o famoso “branco” acontece em momentos de grande ansiedade e pressão.

1 – Saia e dê uma volta

Grandes escritores costumam dizer que, ao enfrentar um bloquei criativo, saem para passear e esvaziar a cabeça. Além disso, pesquisas científicas concluíram que uma pausa de até 20 minutos ajuda a melhorar as funções cognitivas, a circulação do sangue e ainda libera endorfinas.


2 – Faça outra coisa

O “branco” é ocasionado pelo excesso de ansiedade, portanto, não adianta insistir em finalizar a tarefa. Levante-se e vá focar a mente em qualquer outra atividade diferente que ajude a desviar os pensamentos do seu texto. Um exemplo prático de como pensar em outro assunto pode ser útil são os espaços de coworking, escritórios compartilhados por profissionais de diferentes áreas, que são considerados lugares bastante inspiradores. O motivo é a união enriquecedora de pensamentos distintos, que estimulam o cérebro a ser mais criativo.


3 – Tome uma água

Pode parecer banal, mas o simples ato de tomar um copo d’água é capaz de mudar completamente o seu ritmo de trabalho. Quando seu nível de hidratação cai em pelo menos 1%, sua capacidade de produzir e suas funções cognitivas despencam 14%. Por isso, é essencial manter o organismo sempre hidratado e ter sempre uma garrafinha com água por perto.


4 – Dê tempo ao seu cérebro

Se você está sofrendo um caso sério de bloqueio criativo, ele durará, aproximadamente, duas semanas. Esse é o tempo que o cérebro e o corpo demoram para se recompor de situações estressantes que possam estar causando o bloqueio. Por isso, acalme-se e espere o problema passar. Enquanto isso, ocupe a mente com atividades que estimulem a criatividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.