quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Sem estresse em 2016: como administrar seu dinheiro durante a faculdade

Fonte: Universia

Muitos estudantes começam a ter as primeiras experiências financeiras na universidade. Nesse momento, o universitário costuma ter que enfrentar o desafio de saber economizar seu próprio dinheiro entendendo bem quais são os gastos que ele deve priorizar. Muitas vezes, isso não costuma ser nada fácil.

Sabendo disso, separamos a seguir 4 dicas práticas para lidar melhor com o próprio dinheiro durante a faculdade. Confira:

1 - Liste as suas despesas 
É importante ter o hábito listar as suas despesas em um papel para que você tenha um maior controle sobre os seus próprios gastos. Isso pode evitar muitos problemas financeiros no futuro.


2 - Saiba priorizar seus gastos 
É muito importante ter essa noção. Durante o período em que estiver na faculdade, é provável que surjam várias despesas, mas é importante saber quais delas realmente são prioridades. Se você precisa comprar um livro importante para uma prova e ao mesmo tempo surgir o convite para uma festa, é necessário ter maturidade para saber o que é mais importante no momento.


3 - Corte gastos desnecessários
Na faculdade, você irá se deparar com várias despesas novas e, por isso, é necessário identificar aquelas que você pode cortar ou reduzir. Por exemplo: se você pode trazer um lanche de casa, para que gastar na lanchonete da universidade? Fazer perguntas desse tipo pode ser muito útil para administrar melhor seu dinheiro.


4 - Cuidado com o cartão de crédito 
Por mais prático que seja o cartão de crédito, você deve estar atento e utilizá-lo com moderação, para evitar com que você se assuste com a fatura ao final do mês. Por mais que você já consiga arcar com essa despesa, é necessário ter muita responsabilidade: o mais indicado é usá-lo apenas em situações emergenciais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.