segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Como melhorar seus estudos em 2016

Fonte: Universia

Na medida em que o final do ano se aproxima, alguns estudantes costumam fazer um balanço sobre o próprio desempenho durante o ano. Esse pode o momento certo para medir as principais conquistas e as falhas, vendo quais lições puderam ser tiradas com esses erros. Também pode ser a hora para rever a eficiência do próprio método de estudo, identificando quais hábitos podem ser melhorados.

Pensando nisso, separamos a seguir 4 dicas para tornar seus estudos mais eficientes em 2016. Confira abaixo e comece o próximo ano letivo com mais sucesso!

É interessante fazer anotações enquanto estuda, principalmente se você tiver uma memória mais visual. Procure destacar as informações que forem mais relevantes, seja em sala de aula ou estudando em casa. Preocupe-se registrar as informações de uma maneira que fique clara a você, não importando a forma como você escreve. Isso pode ajudá-lo a se organizar melhor, principalmente porque, posteriormente, você poderá retomar o que anotou, lembrando-se do conteúdo mais facilmente.

2 - Organize as informações
Muitos alunos aproveitam melhor os estudos quando categorizam e classificam os conteúdos conforme o seu próprio método, seja usando números, cores, tabelas ou gráficos, por exemplo. Isso pode contribuir para que você estude de uma maneira mais organizada.

3 - Desenhe
Se você gosta de desenhar e tem uma memória mais visual, uma boa estratégia pode ser fazer desenhos referentes ao conteúdo estudado, para facilitar a fixação das informações. Você pode fazer desenhos no próprio caderno ou no seu livro, por exemplo. Assim, a sua visualização pode ficar mais fácil. Outra dica é fazer desenhos em cartões, escrevendo na parte posterior a sua respectiva definição, para usá-los como um exercício de memorização.

4 - Estude mais com seus amigos
Uma boa forma de assimilar mais facilmente os estudos é compartilhando os conhecimentos com os seus amigos, por exemplo. Explique a matéria aos seus colegas e caso você não tenha entendido algo, peça para que eles o ajudem. Também pode ser interessante fazer brincadeiras com perguntas e respostas sobre determinada matéria, por exemplo. Trata-se de uma boa forma de testar o conhecimento antes das provas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.