quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Aplique 5 truques que podem aumentar sua memória


Ao longo do ano letivo, muitos alunos sentem dificuldade para armazenar diferentes conteúdos e isso costuma aumentar com o tempo. Afinal, conforme os meses passam e a quantidade de matérias aumenta, costuma ficar mais complicado memorizar as todas as informações que precisam estar na ponta da língua para as provas.

1 - Utilize acrósticos
Acrósticos são frases cujas letras iniciais referem-se a uma determinada informação que a pessoa deseja lembrar. Essa técnica costuma ser muito aplicada em algumas escolas e cursinhos e pode ser um truque bastante eficiente para memorizar conceitos mais específicos, como elementos químicos, por exemplo.

Outra dica para memorizar os conteúdos enquanto estuda está relacionada com a organização: é interessante classificar os conceitos conforme a categoria, para facilitar na hora em que você for retomá-los. Isso pode fazer a diferença na hora de estudar, tendo em vista que muitas matérias podem ser tão abrangentes que apresentam vários nichos diferentes.

3 - Utilize rimas
As rimas podem ser ótimas formas de facilitar a memorização. Alguns alunos costumam usar frases ou músicas com palavras rimadas

4 - Faça gravações
Gravar o conteúdo pode ser bastante eficiente. Você pode usar o seu próprio celular para gravar os conteúdos durante as aulas ou a registrar a sua própria voz. Assim, sempre que você se esquecer de algum assunto, será possível retomá-lo por meio da gravação.

5 - Desenhe
Outra dica eficiente para estimular a memória é fazer ilustrações relacionadas aos conteúdos. Isso pode funcionar como um ótimo truque, principalmente para quem tem uma memória visual bastante desenvolvida. Por isso, você pode fazer desenhos no seu próprio caderno, próximo ao assunto com o qual eles estão relacionados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.