quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

4 técnicas para tomar decisões importantes

Fonte: Universia

Tomar uma decisão importante não é uma tarefa fácil. É preciso pensar em suas consequências e avaliar com calma todas as opções, para tentar garantir que a melhor escolha seja feita. Não existe uma fórmula para tomar sempre as melhores decisões, mas algumas atitudes podem ajudar a fazer escolhas mais assertivas e acabar com a insegurança na hora de resolver um problema.

1 - Não escolha sem conhecer
O mais importante antes de tomar uma decisão é ter certeza de que conhece muito bem seus prós e contras, para evitar surpresas desagradáveis. Uma pessoa que decide se demitir do trabalho sem antes analisar as condições do mercado, vagas em outras empresas e novas possibilidades de ganhar dinheiro tem mais chances de fracassar do que aquela que investigou esses fatores.

2 - Peça ajuda a quem tem mais experiência
Outra técnica infalível para fazer uma boa escolha é consultar pessoas que já tenham experiência no assunto. Se você está em dúvida entre prestar vestibular e fazer intercâmbio, por exemplo, pergunte a alguém que já tenha passado por essa situação. Para ter ainda mais certeza, é preciso ouvir diferentes opiniões e avaliar o que há de bom e ruim em cada uma das opções.

3 - Não faça a escolha a mais fácil
Como seres humanos, existem coisas que nos agradam mais e outras que nos agradam menos. Infelizmente, temos a tendência de optar pelo que é mais fácil e não pelo que é melhor para o nosso crescimento. Pensando nisso, na hora de decidir por algo muito importante, evite se prender a preconceitos e ao que confortável. Avalie as situações com a mente aberta e opte por aquilo que terá um impacto verdadeiramente positivo na sua vida.

4 - Cuidado com as armadilhas
Qualquer coisa parece ótima quando comparada a algo realmente ruim. Esse tipo de armadilha pode aparecer nos momentos mais críticos e acabam nos induzindo a fazer a escolha mais prática, que muitas vezes não é a ideal. Suponhamos que um aluno tenha apenas algumas horas para escolher uma mochila nova. Ele vai ao shopping e vê duas opções: uma muita bonita e moderna, mas extremamente cara, e outra de má qualidade, ultrapassada, mas muito mais barata do que a primeira. Nesse caso, as duas opções configuram uma escolha ruim, já que nenhuma delas atendeu às expectativas do estudante. O ideal é pesquisar bastante antes de tomar uma decisão e não se deixar levar pelo impulso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.