quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Saiba o que fazer para aprimorar sua inteligência emocional

Fonte: Universia

inteligência emocional é um dos fatores que pode potencializar o sucesso de qualquer profissional. Isso acontece porque, além de lidar com fatores internos como a ansiedade, é possível melhorar o relacionamento interpessoal com a equipe, o que rende frutos positivos para o desenvolvimento de todo o trabalho.
vApesar de parecer algo difícil, desenvolver essa habilidade é perfeitamente possível, basta seguir algumas orientações. Para começar, identificar os sentimentos é o primeiro passo. Ao longo dia, foque naquilo que você sentiu em várias situações, nomeando os sentimentos como raiva, medo, alegria, em um caderno. Caso você não consiga identificar exatamente o que sentiu, escreva as primeiras palavras que vierem à mente.
Prestar atenção nas reações corporais que acompanham o sentimento também é parte importante do processo. Procure notar como você se comporta em situação de estresse – respiração acelerada, mãos suando – e também em momentos de felicidade – sorrisos, postura relaxada. Ao ter o controle de suas reações físicas, você poderá, no futuro, identificar o que está acontecendo em determinada situação, mesmo que o sentimento não se mostre claramente a princípio.
A partir de então, procure entender quando começou a se sentir dessa maneira, buscando a origem dos acontecimentos. Isso pode explicar porque você se sente tais sentimentos em determinadas situações, o que ajuda a lidar com o lado emocional.
Por fim, ao desenvolver essa autoconsciência, é chegada a hora de reparar em como as suas emoções e atitudes influenciam nas pessoas ao seu redor, praticando a empatia. Uma maneira eficiente de começar é observar a linguagem corporal de seus colegas, vendo como eles reagem ao seu humor, por exemplo, se ficam mais pressionados quando você se sente estressado ou não. Dessa maneira, você poderá compreender melhor os sentimentos dos colegas e lidar melhor com toda a equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.