sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Entenda por que a internet dá a sensação de inteligência

Fonte: Universia

A internet é uma das principais ferramentas de busca para trabalhos acadêmicos, diminuindo o espaço da consulta de livros e outros materiais físicos. Entretanto, quando os estudantes realizam pesquisas online, se consideram muito mais inteligentes do que realmente são. Eles se sentem oniscientes, já que as perguntas podem ser facilmente solucionadas com poucos cliques.
Matthew Fischer, estudante do doutorado de Psicologia Cognitiva da Universidade de Yale, realizou pesquisas com centenas de pessoas para analisar como a forma que elas pesquisam na internet reflete na noção que têm do nível de inteligência que adquiriram ao longo do tempo.
 Fischer dividiu os analisados em grupos e estabeleceu diferentes estratégias para perceber por que as pessoas se consideram mais inteligentes após pesquisarem na internet. Todas as pesquisas realizadas apontam essa ideia equivocada das pessoas, independentemente do método adotado.
Segundo o doutorando, as pessoas são incapazes de explicar as próprias deficiências, porque não sabem como argumentar e explicar as principais falhas que deve melhorar. Quanto mais dependerem da internet, serão menos capazes de traçar uma linha de onde o conhecimento próprio termina e a internet começa.
Pesquisar na internet é muito mais cômodo do que utilizar livros ou debater sobre o assunto como base de busca de informações. As ferramentas digitais são muito mais práticas e indicam as respostas mais rapidamente que outros meios.
A explicação plausível para essa crença é que as pessoas não são forçadas a perguntar para ninguém quando têm alguma dúvida sobre determinado tema. Assim, essa pretensa autossuficiência faz com que o indivíduo sinta-se mais inteligente após as buscas online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.