segunda-feira, 5 de outubro de 2015

7 maneiras de exercitar seu cérebro

Fonte: Universia

Treinar é essencial quando queremos melhorar em uma tarefa ou atividade. Isso acontece, por exemplo, quando desejamos desenvolver nossas habilidades em algum instrumento musical ou esporte. O conceito também é válido quando o assunto é o nosso cérebro.
Pensando nisso, preparamos uma lista com 7 maneiras para você treinar a sua mente e aprender com mais facilidade. Confira:
1. Exercite sua memória 
Tente lembrar-se de coisas sem que você tenha necessidade de anotá-las. Números de telefones, endereços, datas ou coisas que você mais gostou em uma visita ao museu, por exemplo. Exercitar sua memória ativará diversas partes do seu cérebro e o colocará em ação.

2. Refaça várias vezes novas atividades 
Fazer repetidamente atividades que você acabou de conhecer criará ligações dentro do seu cérebro. Isso fará com que você aumente a velocidade e a qualidade do novo exercício.

3. Aprenda novas coisas 

Quanto mais você utiliza seu cérebro, mais ágil ele se torna. Por isso, use-o sem restrições de idade ou objetivo. Você pode tentar aprender um novo idioma ou instrumento musical, por exemplo, seja isso por diversão ou necessidade. Desenvolver diferentes habilidades expõem seu cérebro a novas experiências.
4. Faça exercícios para o cérebro
Jogos como memória, sudoku ou caça-palavras podem ajudar você a exercitar sua mente. Estes farão com que você pense com maior velocidade e melhore sua memória.

5. Exercite seu corpo 
Manter-se saudável fisicamente também ajuda você a estar com a saúde mental em dia. Exercitar-se por 20 minutos facilita o processamento de informações no seu cérebro. Dessa forma você terá raciocínio mais rápido.

6. Cerque-se de pessoas que te fazem bem
Passar um tempo com pessoas que você ama é um dos melhores exercícios para seu bem-estar. Isso pode clarear seus pensamentos e deixar você de bom humor. Além disso, conversar com outras pessoas pode te ajudar a entender e processar os pensamentos - seus e deles.

7. Alimente-se bem
E lembre-se de incluir chocolate, peixes, frutas e vegetais em sua dieta. Estes alimentos otimizam a performance da sua mente. O chocolate, por exemplo, libera dopamina, substância química que desempenha uma série de funções, como prazer, recompensa, memória e atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.