segunda-feira, 3 de agosto de 2015

4 dicas para ler mais livros em menos tempo

Fonte: Universia

Os benefícios da leitura vão muito além de obter novos conhecimentos: ler aumenta a concentraçãopromove o relaxamento e estimula a criatividade. Mas, para aproveitar todas essas vantagens, é preciso criar o hábito e entrar em contato com bons textos frequentemente.
Para isso, os leitores necessitam de tempo e, especialmente durante a faculdade, é difícil conciliar os momentos dedicados à leitura com o estudo. No entanto, seguindo algumas dicas, é possível ler mais livros em menos tempo. Se você quer otimizar sua leitura, confira o passo a passo preparado pela Universia Brasil:
1 – Ler dois ou mais livros ao mesmo tempo
Para ser mais produtivo durante o dia, é importante aproveitar todos os períodos livres para ler, no entanto, é possível dinamizar ainda mais esse período diversificando as leituras. Ou seja, em vez de se dedicar ao mesmo volume até terminá-lo, combine os períodos com gêneros literários. Por exemplo: um livro de ficção pode ser perfeito para a hora de dormir, pois relaxa e trabalha a reflexão. Já uma obra técnica, que você utilizará como referência em um projeto, pode ser melhor aproveitada durante a ida para a faculdade ou uma pausa na hora do almoço, momentos em que você está mais desperto.
2- Crie metas
Métodos como a Técnica Pomodoro defendem a teoria de que as pessoas são mais produtivas se focarem totalmente sua atenção nas tarefas em períodos curtos, intercalados por minutos de descanso. Utilizar uma tática como essa pode ser interessante para assimilar os textos mais rápido. O ideal é traçar metas, por exemplo, ler 20 páginas ou terminar um capítulo, para cada intervalo determinado. Conforme o tempo for passando, a velocidade também aumentará.
3 – Leia por prazer
O hábito de ler não deve ser encarado como uma obrigação, e sim, como atividade de lazer. Por isso, evite entrar em contato somente com o material obrigatório da faculdade ou os títulos que os professores recomendam. Escolha autores que você quer conhecer, ou histórias que chamem sua atenção, mesmo que não estejam listadas no currículo escolar.
4 – Aproveite a tecnologia
Utilizar aparelhos eletrônicos é uma ótima ideia para melhorar a sua leitura. Além do enorme estoque de material online, como os livros grátis para download, existem aplicativos como oGoodReader, que possui uma ampla gama de recursos. Nele, é possível incluir anotações aos textos, desenhar, grifar e até mesmo escrever à mão no documento. Todas essas ferramentas diminuem o tempo de leitura e ainda dinamizam o processo, uma vez que é possível compartilhar o progresso e o conteúdo com outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.