sexta-feira, 17 de julho de 2015

7 valores essenciais da educação

Fonte: Universia

Embora a educação seja relacionada a uma instituição, muitos valores são transmitidos através dela. No cenário atual, as escolas têm procurado cada vez mais incorporar a sua grade curricular a formação do caráter dos estudantes enxergando o jovem como um ser humano, estimulando o desenvolvimento de suas habilidades e da sua criatividade.
Se no passado muitas escolas trabalhavam o seu plano de ensino de um modo mais afastado da realidade, hoje a situação é diferente: a distância entre os conteúdos teóricos transmitidos pelo professor e a vida real dos alunos tem diminuído de uma forma significativa.
A seguir, conheça 7 valores da educação moderna que tendem a ser cada vez mais transmitidos nas salas de aula:
1 - Capacidade de adaptação
A flexibilidade tem sido cada vez mais transmitida aos estudantes. Os professores devem trabalhar essa ideia durante as aulas, incentivando os alunos a perderem o medo das mudanças para se adaptarem mais facilmente a novos lugares e situações.

2 - Expansão do conhecimento 
Os alunos têm tido a sua curiosidade cada vez mais estimulada, a fim de não perder o interesse de pesquisar por assuntos novos, aumentando o seu repertório de conhecimentos.

3 - Independência
Na educação moderna, os alunos devem ser estimulados, desde cedo, a serem capazes de ter autonomia para realizar algumas atividades. Além disso, eles são incentivados a trabalharem com as suas próprias ideias e opiniões construindo a sua própria forma de pensar.

4 - Empreendedorismo
Em um contexto marcado cada vez mais pela valorização do profissional empreendedor, os professores devem estimular esse tipo de pensamento durante as aulas incentivando os alunos a criarem projetos e serem responsáveis por eles.

5 - Criatividade
Os alunos têm a necessidade de desenvolverem sua capacidade de elaborar soluções criativas para os problemas buscando caminhos alternativos, trabalhando com novas ideias.

6 - Espírito de equipe
Muito valorizado e cobrado no ambiente empresarial, o espírito de equipe tem ganhado um destaque especial nas instituições de ensino modernas: o aluno deve ser ensinado, desde cedo, a trabalhar em grupos, cooperando com os demais, e sabendo tolerar as falhas, comportamentos e opiniões diferentes da sua, sempre com respeito.

7 - Honestidade
Trata-se de ensinar o estudante a ser transparente com os colegas de classe e com o professor, aspecto fundamental para o trabalho em equipe.

Experimente colocar essas dicas em prática durante as suas aulas, e prepare os seus alunos para terem sucesso no futuro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.