sexta-feira, 3 de julho de 2015

10 dicas para estudantes universitários

Fonte: Universia

A transição da escola para a faculdade pode ser um período de difícil adaptação para alguns alunos, já que suas vidas mudam completamente. Para facilitar esse processo, é interessante que sejam estabelecidos objetivos e formas de alcançá-los. A vida universitária pode ser muito divertida e será essencial para moldar o aluno como profissional da área que ingressará. Veja 10 dicas que todo estudante do grau superior deveria saber:
1 - Controle-se financeiramente
Compre a bibliografia obrigatória somente quando for extremamente necessário e pegue emprestados os livros que estiverem disponíveis na biblioteca. Além disso, cancele seu cartão de crédito caso você seja um viciado em compras.  Essas pequenas economias farão grande diferença se você realmente precisar de um dinheiro extra.  

2 - Organize seu tempo
Divida seu dia entre as aulas, o trabalho (se você tiver) e as atividades extracurriculares. Faça anotações, seja disciplinado e participe das aulas. 

3 - O sistema não está contra você! 
Não discuta com as autoridades da sua universidade. Sempre que você estiver com algum problema, tente resolve-lo da maneira mais educada possível, porque isso pode ser bom para sua carreira no futuro. 

4 - Faça amizades 
Adquirir uma vida social é muito importante. Além de facilitar a adaptação no novo ambiente, as novas amizades podem tornar-se relações duradouras de confiança. Você cultivará várias histórias e se importará menos com rumores desnecessários. 

5 - Estágios e contratações
Procure um estágio durante o período universitário, porque isso pode gerar boas oportunidades no futuro. Está prática sempre conta pontos positivos no currículo. 

6 - Tenha certeza que escolheu o curso certo 
Como calouro, é importante que você dedique um tempo para explorar e pensar sobre as possibilidades da sua futura profissão, para que você tenha certeza da sua escolha. Outra dica é que você assista aulas diferentes para ver qual a sua área de preferência dentro da carreira. 

7 - Ouça os conselheiros
Quando o aluno ingressa na faculdade, a instituição tenta conectar os calouros com conselheiros da área de atuação de interesse de cada um. Porém, após um tempo, você pode conhecer outros conselheiros e querer saber mais sobre eles. 

8 - Conheça as fontes de pesquisa da instituição:
Informe-se de todos os programas que estão sendo promovidos pela faculdade. Além disso, cheque se existem tutoriais ou aulas de reforço para que você fixe melhor os conteúdos. 

9 - Estabeleça objetivos
Determine quais os intuitos de cada aula que você assistir e, além disso, opte por outra fora da grade horária. Porém, organize bem seus horários para você não ficar sobrecarregado. 


10 - Esteja saudável 
Exercícios físicos aumentam o fluxo sanguíneo para o cérebro e, consequentemente, melhoram o humor e o sono, além de reduzir a ansiedade e o estresse. Por isso, coma bem, mantenha-se em forma e se exercite regularmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.