quarta-feira, 11 de março de 2015

Veja 5 passos para compreender um texto difícil

Fonte: Universia

Todos nós temos que ler textos difíceis em alguma fase das nossas vidas, seja para trabalhos escolares, acadêmicos ou por vontade própria para nos aprofundarmos num assunto. O problema está em compreendê-los. Já passou por isso? Veja 5 passos para compreender um texto difícil: 

1 – Comece pela introdução

A introdução apresenta um resumo do assunto que será discutido no texto. Leia-a antes de começar a leitura do conteúdo em si. Assim você já saberá o que esperar e terá uma ideia do posicionamento do autor. 

2 – Não despreze as informações extras

Títulos de capítulos, subtítulos, notas de rodapé... Nada disso está num texto por acaso. Ler essas informações pode ajudá-lo a se contextualizar sobre aquilo que está sendo dito e, assim, facilitar a sua compreensão. 

3 – Use o dicionário ao seu favor

Não deixe palavras difíceis passarem sem que você as compreenda. Use o dicionário como seu aliado. Muitas vezes a compreensão de uma palavra ou expressão o ajuda a entender todo o parágrafo. 

4 – Anote

Anote as principais ideias do texto. Tente, por exemplo, grifar palavras-chaves a cada página para depois reuni-las numa mesma folha. Assim você conseguirá revisar o que leu. 

5 – Se precisar, releia

Ficou perdido sobre o assunto de um parágrafo? Deixe a preguiça de lado e volte a ele. Se você realmente precisa compreender um texto, cada informação é importante e o mau entendimento de uma delas pode arruinar todo o seu aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.