sexta-feira, 20 de março de 2015

Aprenda a ler a matéria da prova mais rápido

Fonte: Universia

Por mais que você tente se planejar, nem sempre é possível organizar os seus estudos para uma prova com antecedência - o que pode ser muito ruim quando se trata de uma avaliação teórica, que cobra a leitura de longos textos. Como, então, dar conta de aprender o conteúdo? A solução está em ler de forma mais rápida e sem perder a eficiência.

Para começar, melhore a sua postura. Posicione-se de forma ereta e com os olhos afastados do texto, assim você conseguirá ter uma visão geral do parágrafo e, assim, encontrar palavras-chaves neles, que são fundamentais porque o ajudarão a se lembrar do que você leu. Mantenha o foco nelas.

As anotações são ótimas amigas da sua memória, portanto use-as ao seu favor. Anote as palavras importantes de cada página ou capítulo e, quando acabar a leitura, veja o que escreveu. Isso ajudará o seu cérebro a consolidar as informações que recebeu.

Caso você esteja realmente com muita pressa, tente ler apenas a primeira linha de cada parágrafo. Autores de textos acadêmicos costumam colocar a ideia central do parágrafo logo em seu início. Por mais que você talvez não entenda do que aquilo se trata, pelo menos saberá que foi citado, o que pode o ajudar numa prova teste, por exemplo.

Por fim, não se esqueça de usar outras técnicas ao seu favor: ler em voz alta, ouvir músicas instrumentais e usar marcadores de páginas para as folhas que contiverem informações importantes são atitudes que garantirão um melhor aproveitamento do conteúdo.

Na próxima vez em que você tiver que ler algo rapidamente, não se desespere e siga essas dicas. Elas o ajudarão a entender grande parte de uma matéria e, assim, a garantir uma boa nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.