sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Entenda a importância da inteligência emocional na sua carreira

Fonte: Universia

As empresas, geralmente, procuram por profissionais que sejam proativos, inteligentes, criativos e dedicados. Mas você sabia que tem se tornado bastante comum observarem o comportamento do candidato para compreenderem seu lado emocional? Sim, esta se tornou uma característica fundamental, pois diz respeito a como a pessoa lidará com as situações cotidianas no ambiente de trabalho e se ela saberá separar suas funções na empresa da sua vida pessoal.

Sabendo disso, como um profissional pode desenvolver esta inteligência emocional? O primeiro passo é admitir o que está sentindo. Por exemplo, durante uma discussão não dá para se enganar e fingir que não está irritado, afinal, além de ser o esperado em situações como esta, é algo perceptível no seu tom de voz e na escolha das palavras. Pode parecer pouco relevante notar esses dados, mas está aí a chave do seu lado emotivo: este é o meio pelo qual você identificará a razão para este sentimento ter afloradodeste maneira específica.

Em outras palavras, você perceberá qual foi o estopim da sua reação e poderá, assim, começar a aprender a lidar com o causador deste “conflito”, uma vez que quando se consegue identificar o que se sente, torna-se mais fácil encontrar a solução para o problema.

Portanto, se você está com receio de falar em público, admita esse seu medo. Comece a procurar as causas para que ele exista e, paralelamente, encontre as maneiras de manipulá-lo ao seu favor. A inteligência emocional não está no fato de você não sentir nada no ambiente de trabalho, mas sim no saber lidar com suas emoções, mesmo que sejam muito fortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.