quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Aprenda a vencer a timidez no trabalho

Fonte: Universia

timidez é um sentimento que pode atrapalhar muitos relacionamentos, mas o que fazer quando ele começa a afetar negativamente o trabalho? Muitas pessoas se prejudicam por não conseguirem lidar com a vergonha de falar em público ou se relacionar e, assim, perdem chances preciosas de ascender profissionalmente.

Se você sente que esse é o seu caso, veja dicas que podem ajudá-lo a vencer a timidez no trabalho:


1 – Pense antes de falar

Antes de falar alguma coisa, pense bastante: veja se o assunto será apropriado e em qual entonação você dará as suas frases. Muitas pessoas tímidas se desesperam tanto na hora de falar em público que acabam falando bobagem, envergonhando-se e, assim, perdem a vontade de se manifestar novamente, tornando-se ainda mais introvertidas.


2 – Não se desespere por bobagens

Pessoas tímidas tendem a se desesperar por pequenas coisas: o olhar inesperado de um colega de trabalho, o momento de ser apresentado a alguém, um bate-papo informal com o chefe. A dica aqui é relaxar: deixe que as coisas fluam naturalmente e evite tentar prever tudo o que está para acontecer. Desesperar-se é desnecessário.


3 – Todos erram, e não só você

Você sente que os seus erros são maiores e imperdoáveis quando comparados aos dos outros? Não pense assim. A verdade é que todos erram e que enganos acontecem o tempo todo, e não só com você. Não deixe que a sua timidez faça com que você se sinta mais exposto ou menos qualificado que os demais: você é um funcionário tão bom quanto os outros, só precisa acreditar mais em você. Dê uma chance para si mesmo e aproveite o seu trabalho da melhor forma!

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