sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Não conseguiu aquele estágio dos seus sonhos? Saiba que existe um lado bom nisso

Fonte: Universia

Em meio a um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e acirrado, muitos estudantes entram na faculdade procurando por um estágio valorizado, que possa lhe trazer experiência profissional e qualificar o seu currículo.
 Se procurar emprego já não é uma tarefa fácil nos dias de hoje, lidar com a frustração de concorrer a um estágio e ser reprovado pode ser muito pior. Entretanto, de acordo com Amber Hanson-Rumbaugh, uma renomada recrutadora corporativa, nem tudo está perdido: por incrível que pareça, há certos pontos positivos em não ser selecionado para uma vaga de estágio. Para entender melhor, confira a seguir quais são eles:

A procura pelo estágio traz muitas experiências
Candidatar-se a um estágio, embora pareça algo simples, pode lhe ajudar a se preparar para futuras experiências. Lembre-se: não importa o quanto de experiência profissional você possui, nem quantos empregos você já teve, a hora da entrevista sempre será um momento difícil pelo qual todos passam. Não subestime a oportunidade de ter sido entrevistado, mesmo que seja pela primeira vez.

Tente buscar um feedback
Sempre quando passar por um processo seletivo de emprego, solicite ao recrutador (a) um feedback sobre o seu resultado. Dessa forma, você terá noção do que está fazendo certo e o que pode melhorar para a próxima entrevista. Críticas construtivas podem ser muito úteis ao seu futuro profissional.

Você pode construir um “network” com o seu recrutador
Se você não foi aprovado para o estágio desejado, isso não significa que não seja possível estabelecer um contato com o recrutador. Mantenha contato com ele, converse a respeito de seus planos para o futuro, e lembre-se de ressaltar que ainda possui interesse pela vaga. Isso mostrará perseverança e humildade da sua parte, fazendo com que o recrutador não se esqueça de você.

O seu nome e currículo não serão esquecidos
Mesmo que você não tenha conseguido a vaga, o recrutador se lembrará do seu nome e da conversa que vocês tiveram durante a o processo seletivo. Ele sabe que você tem interesse pelo estágio e que possui um bom nível de conhecimento, pois já foi indicado anteriormente. Se o que lhe impediu de ser contratado foi só a falta de experiência, é provável que, futuramente, para uma nova entrevista, a empresa dê preferência a você ao invés de outro candidato.

A reprovação pode ter o livrado de um emprego inadequado para você
Pense nisso: você deseja trabalhar com aquilo que você gosta, com pessoas com as quais você tem afinidade, e em um ambiente que te acolha, certo? Pois saiba que, em alguns casos, ser reprovado para uma vaga significa que você não se ajustaria ao perfil da empresa. Portanto, isso só o livrou de um estágio que não iria se adequar a sua personalidade, num ambiente de trabalho onde você se sentiria deprimido.

A procura pelo estágio pode o tornar mais criativo
Procurar emprego é uma atividade que tira as pessoas da zona de conforto. Muitas vezes, você pode tentar se adaptar a novas áreas profissionais, e é exatamente isso que estimula a capacidade de criar.

Obviamente, ser rejeitado em um processo seletivo não é o objetivo de nenhum profissional, principalmente no começo da carreira. Mas seguindo essas dicas, é possível que você consiga transformar isso em uma experiência positiva e construtiva para si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.