segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

As habilidades que serão mais desenvolvidas pelos estudantes no futuro

Fonte: Universia

Não são apenas as novas tecnologias que irão transformar o futuro da educação: há, também, uma grande mudança no perfil dos estudantes. Isso acontecerá por fatores externos ao ambiente escolar, que exigirão cada vez mais que os profissionais tenham habilidades variadas.

Nesse sentido, existem alguns quesitos subjetivos que se destacam e prometem se tornar grandes diferenciais. O desafio dos jovens será aprender essas novas competências ainda durante a formação. Para se preparar, confira abaixo quais são as próximas apostas:

É importante que os alunos se empenhem e sejam estimulados a desenvolver a proatividade e a disposição para enfrentar desafios desde as primeiras etapas do desenvolvimento educacional.



2. Conhecimento digital
A tendência da informatização dos processos é cada vez maior, então é importante que já na escola as crianças aprendam a lidar com os ambientes digitais, para que se sintam confortáveis ao lidar com aparelhos e tenham um bom domínio da técnica ao entrarem no mercado de trabalho.


3. Comunicação
Não se trata apenas de incentivar os alunos mais tímidos a se colocar, mas de ensinar técnicas para deixar a comunicação mais efetiva em trabalhos de grupo e também em sala de aula.


4. Inteligência emocional

Saber equilibrar o lado psicológico e o trabalho é essencial para o sucesso de qualquer profissional. Por isso, o estudante deve estar atento e saber controlar os sentimentos para impedir que problemas particulares interfiram no desempenho. Nesse ponto, os professores e orientadores educacionais podem ajudar muito o aluno.

5. Empreendedorismo
É uma habilidade fundamental, mesmo para quem não pretende abrir o próprio negócio, pois, atualmente, uma das tendências do mercado é o intra empreendedorismo, ou seja, as empresas procuram funcionários com perfis empreendedores que se destaquem para assumir lideranças dentro do staff.


6. Cidadãos Globais
Pessoas que tenham facilidade em compreender outras culturas se destacam no mercado de trabalho, principalmente em multinacionais. É justamente por isso que a experiência do intercâmbio é tão valorizada e promete continuar em alta.


7. Capacidade de resolver problemas
Os estudantes precisam ter a criatividade estimulada para serem capazes de produzir soluções inovadoras, que correspondam às necessidades do público, mesmo com recursos limitados.


8. Trabalho em equipe
É um dos atributos mais procurados pelas empresas e deve ser trabalhado nas escolas para que os estudantes sejam formados com perfis colaborativos e engajados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.