segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Sem nervosismo: confira dicas para melhorar a sua interação no ambiente de trabalho

Fonte: Universia

Em geral, dirigindo-se a um público grande pode gerar constrangimento e nervosismo. Entretanto, muitas pessoas também desenvolvem uma grande dificuldade para iniciar uma simples conversa com um colega de trabalho, por exemplo. O desconforto e a intimidação muitas vezes são capazes de bloqueá-las, e elas acabam por não interagir com a equipe da forma que deveriam.
Se esse é o seu caso, saiba que existem certas maneiras de “quebrar o gelo” e iniciar uma conversa com qualquer pessoa, em qualquer situação. E o melhor é que essas habilidades podem ser desenvolvidas e aprimoradas com a prática.

O especialista de desempenho empresarial Bernard Marr publicou em seu perfil no Linkedin as melhores formas para começar uma conversa. Confira a seguir:


Evite assuntos “sem graça” 
Ao contrário do que muitos pensam, fazer comentários a respeito do clima não é uma boa maneira para começar uma conversa com alguém. È um assunto clichê, sem originalidade. Procure encontrar modo único para iniciar o seu diálogo.


Procure fazer perguntas 
Isso ajuda a mostrar interesse pela pessoa com quem você conversa. Caso você não a conheça muito bem, evite questioná-la sobre assuntos muitos polêmicos, como política, por exemplo. Prefira os assuntos mais neutros, como música, comida favorita, entre outros.


Peça conselhos e recomendações
Durante uma conversa, é muito simpático fazer perguntas. Por exemplo, se você gostou de algum acessório que seu colega está usando, pergunte onde ele comprou. Peça a sua opinião na hora de também na hora de almoçar. Pergunte qual o prato que ele prefere, ou o que ele está comendo no momento. Isso faz com que você se torne mais carismático.


Faça perguntas fáceis de responder
Durante uma conversa, evite pedir explicações sobre assuntos muito complexos ao seu colega. Isso pode causar desconforto.


Faça comentários sobre o ambiente em que você está
Há sempre uma forma de iniciar uma conversa. Se você está dentro do elevador, por exemplo, você pode comentar sobre a música, se está lotado ou vazio, sobre o movimento. Não se “feche no seu próprio mundo”.


Comente sobre as atividades que o seu colega realiza
Caso você tenha um pouquinho mais de conhecimento a respeito da pessoa com quem conversa, faça comentários. Ou seja, se o seu colega está fazendo aulas de dança, fica simpático perguntar o que ele está achando de fazer essa atividade.


Dê continuidade às perguntas
Se o seu colega lhe responder algo, não tenha vergonha de perguntar “por que”. Isso expande a conversa, ajudando-a a fluir melhor. Só tenha cuidado para não perguntar demais; você pode parecer uma criança de três anos.


Faça perguntas hipotéticas
Tente fazer perguntas hipotéticas do tipo: “o que você faria caso (...)”. Só evite perguntar sobre assuntos muito aleatórios, pois isso pode deixar o diálogo muito confuso.


Pergunte ao colega sobre os filhos, animais de estimação ou hobbies dele
Em geral, nós adoramos falar sobre as coisas que são importantes para nós. Por exemplo, se o seu chefe gosta de velejar, pergunte a ele sobre como foi a sua última viagem. Com certeza, seria uma ótima forma de começar uma conversa.


Se você tem dificuldade para começar a conversar com alguém, não se afobe: com essas dicas, você não ficará mais sem assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.