sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Está ansioso para o Enem? Veja como usar essa sensação ao seu favor

Fonte: Universia

Quando o assunto é preparação para o ENEM, a primeira coisa que vem à cabeça dos estudantes são as semanas de dedicação com os estudos para conquistar a sua vaga nas universidades federais. No entanto, os preparativos tomados no dia que antecede a prova são igualmente importantes e podem exercer influência direta no desempenho do aluno.

Para ajudar os futuros universitários nessa tarefa, a Universia Brasil elaborou algumas dicas para estar em plena forma no grande dia. Saiba quais são:

Aja naturalmente
Evite sair da rotina na semana que antecede o ENEM. Com a proximidade do exame, seus níveis de estresse provavelmente estarão elevados, portanto, não é a hora de gastar energia tentando se adaptar às novidades no cotidiano. Exemplos de coisas que devem ser evitadas são novas dietas alimentares ou mudanças em treinos na academia.


Preocupe-se com a sua saúde
De nada adiantar ter estudado um ano inteiro se, bem no dia da prova, você não estiver se sentindo bem. Para conseguir realizar a prova com tranquilidade é essencial que a parte física esteja em perfeitas condições. Na sexta-feira, procure dormir bem, para estar descansado e alerta durante o exame. Evite consumir alimentos diferentes ou provar alguma comida pela primeira vez, eliminando o risco de ter alguma alergia ou passar mal no meio do exame. Em hipótese alguma, consuma bebida alcoólica.


Estudar de véspera não adianta
O Enem é um exame que exige estudo constante, pois cobra conteúdos vistos ao longo de três anos no Ensino Médio. A preparação deve ser um processo, ou seja, estudar dias antes da prova não será nem um pouco produtivo. Você provavelmente não irá aprender nada, devido ao nervosismo, e ainda corre o risco de ficar mais desesperado com tantos conteúdos. O ideal, no dia anterior ao exame, é relaxar e tentar se desligar ao máximo, evitando pensar demais no teste.


Divirta-se
Falando nisso, encontre maneiras de se distrair e aliviar a tensão pré-prova. Uma opção é passear com os amigos ou a família. Nesse caso, passar um dia ao ar livre ou ir ao cinema são boas ideias de programas calmos e agradáveis. Já se o seu hobby é praticar esportes, vá em frente, mas tome cuidado para não se esforçar demais. Não faça exercícios antes de dormir e não exagere na dose, para não correr o risco de se machucar ou estar cansado para fazer o Enem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua deixando seu comentário.