segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Criança Insegura - Despertando a Confiança

Por: Anabela Marisa de Sousa Monteiro

Confiança é um componente crucial na construção da auto-estima, na qual a falta de respostas por parte das pessoas que a criança ama e admira pode gerar apatia e insegurança. Da mesma forma, a falta de interesse dos pais em despertar o crescimento conectivo da criança pode minar o seu verdadeiro potencial.

Aqui estão algumas dicas de educação infantil que vão orientá-la sobre como nutrir os pontos fortes do seu filho e aumentar a sua confiança:

Defina metas: Pergunte a ele sobre seus sonhos, sejam eles de curto ou longo prazo. Em seguida, ajude-o a descobrir algumas medidas que vocês podem tomar para alcançar estes sonhos. "Antes de ganhar uma competição de natação, ele precisa aprender a nadar."

Ajude-o a aprender como gerir seu tempo: Mostre ao seu filho como fazer um diário semanal, listando as tarefas que precisam ser realizadas e ensine-o a verificá-las quando elas estiverem concluídas.

Ensine-o a ser persistente: Eduque-o a acreditar em si próprio e a se focar nos objetivos sem desistir e a não se importar com os obstáculos. Transmita esta frase ao seu filho: "Devagar e sempre"

Incentive a criatividade: Incentive-o em atividades criativas e ajude-o a olhar para as coisas de maneiras diferentes.

Ao ar livre: Façam um passeio e desfrutem da natureza respirando ar fresco. Isso oferece um excelente momento para reflexão e inspiração.

Promova a confiança: Faça perguntas com contextos que não sejam escolares e o incentive a cumprimentar os vizinhos e a falar com os funcionários no supermercado. Pergunte ao seu filho sobre o que mais o agradou ou desagradou na aula desse dia e se necessário peça-lhe que explique os motivos. Em seguida permita que os papéis se revertam, deixe seu filho lhe perguntar qual a melhor e a pior coisa sobre o seu dia de trabalho. Responda à questão e explique os motivos.


A criação da confiança e o despertar do potencial do seu filho não são tarefas educativas de resultado imediato, requer tempo e paciência. Mas, com seu apoio e tolerância para as curiosidades no dia-a-dia do seu filho, as chances do sucesso serão maiores.

2 comentários:

  1. moro em São Gonçalo rj gostaria de saber qual escolas que fazem parte do educa mais brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafaella Rabelo, tudo bem? Você pode conferir todas as opções disponíveis em sua cidade acessando o site. O Educa Mais Brasil está realizando o processo seletivo para 2016.2. Para 2017.1 iniciaremos no mês de outubro.
      As inscrições gratuitas estão disponíveis durante todo o ano no site: www.EducaMaisBrasil.com.br.
      São mais de 15 mil instituições de ensino disponibilizando bolsas de estudo de até 70% para: Educação Básica, Graduação e Pós-Graduação (Presencial e EAD), Curso Técnico, Cursos Profissionalizantes, Preparatório para Concursos, Educação Jovens e Adultos, Pré-Vestibular/Enem e Idiomas. Selecione a modalidade que deseja, seu estado, cidade e depois o curso/instituição.
      Após, acompanhe o status de aprovação diariamente no Portal do Aluno ou com a central de atendimento. Não deixe de conferir o regulamento no site.
      Abraços e boa sorte! :D

      Excluir

Contribua deixando seu comentário.